Brasil ultrapassa as 300 mil mortes por Covid-19

O Brasil ultrapassou, nesta quarta-feira (24/03), a triste marca de 300 mil pessoas mortas na pandemia da COVID-19. Segundo o consórcio de veículos de imprensa, até as 16h24 desta quarta, o país atingiu 300.015 óbitos pela doença. O número ainda pode ser maior  somado ao levantamento das últimas 24 horas.

O recorde ocorrer após um ano e sete dias do primeiro caso confirmado de morte por COVID-19 no Brasil. Ao mesmo tempo, o país alcançou nesta terça-feira (23/03), mais de três mil mortes em apenas 24 horas, segundo dados do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) dessa quarta-feira.  

Após o maior número de mortes em um dia, o Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira, novos critérios para confirmação de mortes por COVID-19. Agora, a pasta começou a exigir informações como CPF, número do Cartão Nacional do SUS (CNS), a nacionalidade de pacientes infectados pelo vírus e histórico de vacinação.

Todos esses campos inexistiam na versão anterior da ficha de confirmação, que é utilizada desde julho de 2020. O mês de março tem sido devastador no Brasil. O país enfrenta muitas dificuldades no sistema de saúde, com UTIs e enfermarias lotadas de norte a sul do país. Já o número de casos confirmados é de 12.183.338.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: O Hoje

print