Novas regras para uso de máscara em aeroportos começam nesta 5ª

Terminal do aeroporto de Garulhos antes da pandemia do coronavírus (Foto: Rovena Rosa/Agencia Brasil)

As novas regras para uso de máscara em aeroportos e aeronaves no Brasil, determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), começam a valer a partir desta quinta-feira (25/3).

Com isso, bandanas, lenços e protetores faciais do tipo “face shield” usados sem máscaras por baixo não serão permitidos. Máscaras de acrílico ou de plástico transparente e as que possuem válvula de respiração também estão proibidas.

Máscaras de tecidos continuam valendo, desde que tenham mais de uma camada de proteção e estejam bem ajustadas ao rosto. Além disso, a proteção deverá ser de algodão ou de mistura de até 90% algodão e elastano.

A exceção à regra são pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou qualquer outra deficiência que as impeça de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica. Fora esses grupos, todos deverão permanecer de máscara, inclusive crianças a partir de 3 anos e idosos.

Será permitido retirar a proteção nas praças de alimentação dos aeroportos, desde que seja mantida a distância de 1,5 metro dos demais passageiros. Já nos aviões, só será autorizado ficar sem máscara para se hidratar.

Serviços essenciais, nos aeroportos, como alimentação, farmácias e drogarias e serviços de transporte, continuarão funcionando.

 

Fonte: CNN

print