Recém-inaugurado hospital de Uruaçu registra primeiras altas de pacientes

Governador Ronaldo Caiado classificou a unidade como uma das melhores do País.

O Hospital de Enfrentamento às Covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, entregue pelo governo em 13 de março, registra, desde sábado (20), as primeiras altas. Noêmia Silva de Oliveira, de 33 anos, ficou internada na enfermaria por seis dias com os pulmões parcialmente comprometidos, mas deixou – sob aplausos – a unidade, no último dia 20. Durante essa semana, essas celebrações se repetiram por mais de 13 vezes.

“Deu um desespero, um medo de não voltar para meu filho e minha família. Quando começa o tratamento e você vê que está melhorando, a esperança é que passa a mover a gente”, disse Noêmia, que foi recebida pelo marido, Samá de Oliveira. Ela agradeceu emocionada aos profissionais da saúde que a atenderem.

Vale lembrar, durante a inauguração, o governador Ronaldo Caiado (DEM) classificou a unidade como uma das melhores do País. “Você, cidadão simples, ao chegar aqui será tratado dignamente em um hospital que vai respeitar as pessoas e vai oferecer a você o que existe de melhor em termos de aparelhagem, exames e tratamento clínico”, disse à época.

O HCN é o oitavo Hospital de Campanha (HCamp) entregue pelo Estado. Ao todo, já internou 44 pessoas e realizou 1.393 exames, incluindo análises laboratoriais e testes RT-PCR, além de eletrocardiogramas, radiografias (Raio-X) e tomografias.

Destaca-se, ainda, que ele tem capacidade para 186 leitos, sendo 68 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 118 enfermarias. Após o fim da fase crítica da crise sanitária do coronavírus, a estrutura ficará como hospital geral para atendimento de urgência e emergência, além de ambulatório, maternidade, cirurgias, internações e casos de alta complexidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Mais Goiás

print