Tour no Palácio de Verssalhes em 3D

Construídos como antigas fortalezas e, por muitas vezes, rodeados de opulência e de uma arquitetura majestosa, os castelos mexem com a imaginação de pessoas do mundo inteiro. Geralmente, eles estão no topo da lista do que ver e fazer de muitos destinos, atraindo desde viajantes iniciantes até os mais experientes.

O entretenimento virtual realmente está em alta no momento. À medida que mais e mais pessoas entram em quarentena para ajudar a conter o vírus, também procuram maneiras de se divertir além de maratonar filmes e séries. Já que visitar pessoalmente não é uma possibilidade (devido a pandemia de Covid-19), que tal fazer um tour virtual em meio aos castelos mais bonitos e importantes do mundo?

Há desde castelos que parecem ter saído de contos medievais, como o Castelo de Edimburgo, na Escócia, até enormes palácios que possuem uma importância histórica imensurável, a exemplo do Palácio de Versalhes, na França. E engana-se quem pensa que o Brasil não possui construções do tipo: o Castelo da Fiocruz, no Rio de Janeiro, é uma edificação centenária ativa e tem suas portas abertas para visitação virtual.

Castelo da Fiocruz

Construído entre 1905 e 1918, o Castelo da Fiocruz é um símbolo da ciência e da saúde nacionais. O ‘Palácio das Ciências’, imaginado por Oswaldo Cruz para ser a sede da instituição que receberia seu nome, foi criado à imagem do Instituto Pasteur, de Paris, reunindo a produção de vacinas e remédios, a pesquisa científica e demais atividades ligadas à saúde pública. O castelo ganhou um tour virtual, que pode ser acessado em computadores, tablets e celulares. Além de livros, fotos, documentos e objetos históricos, estão disponíveis na visita virtual detalhes arquitetônicos e coleções entomológicas com insetos de várias regiões do Brasil.

Palácio de Versalhes

Conhecer o Palácio de Versalhes é um sonho, principalmente para aqueles que amam arte, arquitetura e história. Desenvolvido pelo Google Artts Culture, o passeio oferece a curadoria de uma coleção verdadeiramente abrangente do Palácio de Versalhes, famosa casa de Luís XIV, o ‘rei do sol’. É possível apreciar a decoração de forma detalhada, por meio de modelos em 3D que reproduzem parte da mobília do local e de pequenas peças de decoração. Outros modelos mostram aposentos e salas completas, reproduzindo a Capela Real, a Sala da Coroação e outros. Acesso: (artsandculture.google.com/project/versailles).

Palácio de Buckingham

Fundado em 1705, o Palácio de Buckingham possui ao todo 775 cômodos, que incluem 19 quartos de Estado, 52 quartos reais e de hóspedes, 188 quartos para funcionários, 92 escritórios e 78 casas de banho. Com o tour virtual é possível passear pela propriedade como uma realeza e conhecer mais detalhes do interior de alguns dos cômodos, como a Grande Escadaria, a Sala Branca, a Sala do Trono e a Sala Azul. O palácio é a sede administrativa do monarca e a moradia oficial da Rainha Elizabeth II. Acesso: (www.royal.uk/virtual-tours-buckingham-palace).

Castelo de Praga

Construído no século 9 e composto por diferentes palácios e edifícios conectados por vielas pitorescas, o Castelo de Praga é considerado o maior castelo do mundo. Por meio de seu site é possível caminhar por seus muitos pátios, entrar na bela Catedral Gótica de San Vito, onde as joias da coroa são guardadas, ver o que os caminhos de paralelepípedos da cidade velha escondem, entrar na casa da cartomante na fortuna e tomar uma olhada nos terraços dos jardins. Acesso: (www.hrad.cz/en/prague-castle-for-visitors/virtual-tour). 

 

Fonte: O Hoje

print