Protótipo de foguete da SpaceX fracassa ao aterrissar em voo teste no Texas

protótipo do veículo não-tripulado Starship, da SpaceX, fracassou ao aterrissar nesta terça-feira (30) em um voo teste em Boca Chica, no Texas.

Chamado de SN11, ele parece ter explodido, mas a fumaça densa no local impediu até a própria empresa de dizer o que ocorreu.

“Ao menos a cratera está no lugar certo!”, tweetou o CEO da SpaceX, Elon Musk. “Algo significativo aconteceu pouco depois do início da queima da aterrissagem. Devemos saber o que foi quando conseguirmos analisar os pedaços mais tarde”.

Todos os três protótipos anteriores da SpaceX caíram ou explodiram pouco depois da aterrissagem.

O engenheiro da SpaceX John Insprucker, que apresentou uma transmissão do voo teste, disse que o SN11 subiu normalmente e parecia estar bem antes que as câmeras de bordo perdessem o sinal e que o veículo fosse tomado por fumaça momentos antes de aterrissar. Insprucker disse que a empresa vai compartilhar atualizações nas redes sociais assim que os engenheiros conseguirem analisar o local de pouso.

Insprucker disse que a SpaceX não espera recuperar a gravação de vídeo. “Não esperem pela aterrissagem”, disse ele aos espectadores da transmissão.

Outras pessoas que transmitiam o lançamento de forma independente também não conseguiram capturar a última parte do teste por conta da fumaça, mas o site NASASpaceflight disse que uma das câmeras deles parecia ter sido atingida por destroços do foguete.

O SN11 é um protótipo do Starship, o veículo que Musk pretende que, um dia, leve cargas e humanos em missões à Lua e a Marte. Ele é a quarta tentativa da empresa a passar por um voo teste de grande altitude. O SN10, o último a ser lançado, aterrissou corretamente mais cedo nesse mês, mas gravações independentes do evento mostram que o veículo explodiu cerca de três minutos depois.

 

 

Fonte: CNN

print