Volkswagen vai mudar seu nome para Voltswagen nos EUA

No que parecia ser uma grande trollagem, a Volkswagen of America publicou um comunicado breve e inacabado à imprensa na segunda-feira (29) anunciando um plano para mudar seu nome para Voltswagen of America. Volt como em … eletricidade. Entende? Porque a Volkswagen (VLKAF) está vendendo veículos elétricos agora.

Como a próxima quinta-feira é dia 1º de abril, também conhecido como Dia da Mentira, não estava claro se este era um lançamento prematuro de um plano real que deveria ser anunciado daqui um mês –ou apenas o lançamento prematuro de uma piada moderadamente engraçada.

Mas a companhia confirmou o fato nesta terça-feira (30). “Podemos estar trocando um K pelo T, mas o que não estamos mudando é o compromisso da marca”, disse Scott Keogh, presidente-executivo da Voltswagen of America.

Em anúncios e em emblemas cromados na parte traseira de seus veículos elétricos, a Volkswagen, pelo menos nos Estados Unidos, diz que usará o nome Voltswagen. O nome não aparecerá nos carros movidos a gasolina.

Comunicados falsos à imprensa são um clássico da data, e as montadoras costumam entrar no jogo divulgando coisas como o Mini Yachtsman, uma piada de 2012 da Mini Cooper, do Grupo BMW, na qual a empresa anunciou que estava fazendo um carro anfíbio. (Claramente não fez.)

Por outro lado, não será a primeira vez que uma empresa brinca com seu nome para promover grandes mudanças. Em 2018, a rede de restaurantes IHOP anunciou um plano para mudar seu nome para IHOb. IHOP significa International House of Pancakes. A mudança temporária foi feita para promover os novos Ultimate Steakburgers da rede.

A Volkswagen da Alemanha anunciou movimentos importantes no mercado de carros elétricos com o lançamento do carro elétrico ID.3 e do SUV elétrico compacto ID.4. A VW não pretende vender o ID.3 nos Estados Unidos, mas o ID.4 está sendo vendido no mercado americano. A controladora, que não mudará de nome, segundo o comunicado, também anunciou recentemente grandes investimentos na fabricação de baterias.

O nome Volkswagen significa “carro do povo” em alemão. Um volt –como em Voltswagen– é uma medida de energia elétrica. O nome “Voltswagen” também não será o primeiro uso da unidade de medida em relação a um veículo. A General Motors construiu o Chevrolet Volt híbrido plug-in, conhecido como Opel Ampera na Europa, de 2011 a 2019.

 

Fonte: CNN

print