Crianças e adolescentes poderão ser testados para Covid-19 a partir desta terça-feira, 06, em Goiânia

A iniciativa consiste na realização de testes sorológicos através de punção digital, isto é, amostra coletada por meio de um furinho na ponta do dedo para análise sanguínea.

A partir dessa terça-feira, 06, crianças e adolescentes serão testadas para a Covid-19. A ação é promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), em parceira com a prefeitura de Goiânia, destinada a pessoas de 2 a 18 anos devidamente matriculadas em instituições de ensino, acompanhados dos pais ou responsáveis, apresentando documento de identificação. Os testes ocorrem de 6 a 10 de abril, sendo de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 19h, e no sábado, das 8h às 12h, no Campus V da PUC-GO, no sistema drive-thru.

A iniciativa consiste na realização de testes sorológicos através de punção digital, isto é, amostra coletada por meio de um furinho na ponta do dedo para análise sanguínea. Em cerca de 20 minutos o resultado aponta se a pessoa testada apresenta, ou não, positividade. Em caso positivo, o paciente é encaminhado para o teste rápido de antígeno, este realizado por equipes da SMS de Goiânia, por meio de swab nasal (cotonete). O resultado sai também em cerca de 15 minutos. A testagem de antígeno é realizada na capital desde agosto do ano passado tendo 144.269 testes aplicados até a última quarta-feira, 31.

Para a testagem, será necessário preencher o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, direcionado aos menores de idade, ou um Termo de Consentimento, no caso dos adolescentes com 18 anos e dos responsáveis pelas crianças. Não será necessário agendamento. Pessoas com sinais e sintomas de síndrome gripal não podem participar da testagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Jornal Opção

print