Conselho alerta que municípios estão recebendo frascos com menos de 10 doses de vacinas contra Covid-19 em Goiás

Algumas cidades em Goiás podem ter recebido menos doses de vacina contra Covid-19 do que o registrado. Esse foi o alerta feito pela presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems), Verônica Savantim, durante reunião ao vivo do governador Ronaldo Caiado (DEM) com prefeitos.

Segundo ela, secretários de saúde dos municípios vêm relatando que algumas ampolas de vacinas contra Covid-19 têm chegado às cidades com menos doses do que o previsto.

“Apelo que fazemos é que os números podem não representar a totalidade de vacinas recebidas porque tivemos muitas doses perdidas. O que são essas doses perdidas: frascos de vacinas que deveriam ter 10 e vieram 9, 8 doses e alguns que vieram com 7 doses, principalmente nas duas ultimas pautas enviadas”, explicou.

Secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso relatou que essa situação ocorreu na capital. De acordo com ele, foram registradas 4.016 doses a menos recebidas pelo município por causa desses frascos com menor quantidade de imunizante.

A respeito desse problema, o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, também presente na reunião, explicou que esses déficits devem ser todos informados ao estado para que a questão possa ser levada ao Ministério da Saúde (MS) e às empresas que fazem o envasamento desses imunizantes, esclarecendo onde estaria o problema.

“É fundamental que isso seja informado para a gente ter reposição e adoção de medidas para esses frascos que não vem com as doses completas, até para garantir a qualidade desse envasamento”, pontuou.

G1 pediu à Secretaria de Estado da Saúde (SES) por e-mail, às 9h45, e aguarda retorno com informações sobre quais e quantos municípios tiveram frascos com menos doses do que o informado, qual seria o déficit total e de quais marcas seriam os frascos que apresentaram esse problema.

Vacinação em Goiás

 

A reunião em que o problema de ampolas com menos doses do que o padrão foi citado havia sido marcada justamente para alinhar com as prefeituras a importância de registrarem todas as aplicações.

De acordo com a SES, Goiás já recebeu 1.233.780 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 1.051.080 da CoronaVac e 182.700 da AstraZeneca.

A pasta também apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 565.676 doses. Do total, 140.557 pessoas já receberam o reforço.

O número de infectados com o coronavírus em Goiás já passou de 500 mil, dos quais mais de 12 mil morreram, ainda de acordo com dados da Secretaria.

Fonte: G1 Goiás

print