Após lockdown, Reino Unido reabre pubs, lojas e academias nesta segunda-feira

Após mais de três meses em lockdown, o Reino Unido começa nesta segunda-feira (12) mais uma etapa no processo de flexibilização das medidas restritivas, adotadas para conter o avanço do novo coronavírus. Pubs, academias, lojas e cabeleireiros voltam a funcionar para o público, conforme planejamento divulgado pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

O anúncio é resultado do avanço no programa de vacinação no Reino Unido e a queda nas taxas de infecção por Covid-19.

O premiê britânico disse, em entrevista, que irá pessoalmente a um pub para tomar uma cerveja após a reabertura.

O lockdown foi decretado no Reino Unido em 5 de janeiro deste ano. Este é o segundo estágio do cronograma de relaxamento das medidas restritivas implementadas no Reino Unido. No fim de março, ocorreu a primeira etapa da reabertura gradual, que passou a permitir reuniões ao ar livre em grupos de até 6 pessoas ou 2 famílias, desde que respeitando o distanciamento social.

Apesar da reabertura de parte das atividades no Reino Unido, as autoridades ainda sugerem a continuidade do trabalho em casa e que as viagens domésticas sejam realizadas apenas em casos extremos.

O governo britânico afirmou que está estudando um sistema de certificação de situação da Covid-19, ou passaporte de vacinação, para ajudar na retomada de eventos de maiores proporções.

Até o momento foram registrados 4,37 milhões de casos de Covid-19 no território britânico e 127 mil mortes pela doença de acordo com dados divulgados pelo governo local.

Na comparação por números relativos, o Reino Unido lidera em aplicação de doses a cada 100 habitantes nos países do G20. No número total de doses aplicadas, está em 4º lugar, com mais de 37 milhões de doses aplicadas, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.

Pubs ingleses estão fechados por conta da pandemia do novo coronavírus
Pubs ingleses ficaram fechados por conta da pandemia do novo coronavírus
Foto: David Mark/ Pixabay

 

Fonte: CNN

print