Cidades de várias regiões de Goiás estão sem vacina contra a Covid-19 para primeira dose em idosos

Cidades de várias regiões do estado estão sem vacina contra a Covid-19 para a aplicação da 1ª dose em idosos. Elas aguardam a chegada de novas remessas para dar continuidade à campanha de imunização. Entre os municípios estão Rio Verde, Catalão, Itumbiara, Aparecida de Goiânia e também a capital.

As cidades informaram que seguem aplicando as doses de reforço. Em algumas delas, a aplicação das primeiras doses está sendo feita apenas em profissionais de saúde, da segurança pública ou em quem já estava agendado.

O Ministério da Saúde informou que trabalha incansavelmente para ampliar a vacinação em todo o país, mas que a escassez de vacinas é uma realidade mundial. “Os números previstos mensalmente são estimados de acordo com as previsões contratuais. No entanto, existem variáveis que não dependem do Ministério, como a aprovação de vacinas pela Anvisa, a velocidade de produção dos fabricantes e a importação de vacinas e insumos para a sua produção”, disse o órgão em nota.

Em Goiânia, foram vacinados idosos até 64 anos. Em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana, quem tem 62 anos começou a ser vacinado no sábado, mas as doses acabaram nos drive-thrus, para quem busca sem agendamento. As unidades de saúde têm poucas doses, mas estão reservadas para as pessoas que já tinham feito o agendamento no site da prefeitura.

Catalão

Em Catalão, no sudeste do estado, a vacinação foi suspensa no sábado (10). Já foram aplicadas 10.850 doses de primeira etapa, sendo suficientes para imunizar todos idosos até 66 anos.

“A gente espera a chegada de novas doses para continuar com os idosos a partir de 65 anos, mas não nos informaram a previsão de quando novas remessas vão chegar”, disse o secretário de Saúde, Velomar Rios.

Rio Verde

Em Rio Verde, no sudoeste do estado, a campanha foi suspensa na segunda-feira (12). No dia anterior, foram imunizadas 1.346 pessoas. Na cidade, faltam imunizar idosos com 60 e 61 anos. Ao todo, 24,6 mil doses foram aplicadas.

Itumbiara

No sul de Goiás, Itumbiara suspendeu a aplicação da 1ª dose no domingo (11). Foram imunizados idosos com até 63 anos.

A Superintendência de Vigilância de Saúde informou que aguarda a chegada de novas doses para seguir o trabalho de imunização. Enquanto isso, está sendo aplicada a segunda dose para idosos que vacinados entre o fim de janeiro e o início de fevereiro.

Vacinação no estado

Goiás recebeu 1.370.130 doses de vacinas para imunizar os grupos prioritários contra a Covid-19, sendo 1.110.680 da CoronaVac e 259.450 da AstraZeneca, até 12 de abril.

Um levantamento realizado pela SES-GO apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 620.352 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o estado. Desse total, 175.063 aplicações já são de segundas doses.

Fonte: G1 Goiás

print