Cerca de 175 mil idosos em Goiás estão com vacina atrasada

Cerca de 175 mil pessoas com idade entre 70 e 79 anos em Goiás ainda não tomaram a 2ª dose da vacina contra a Covid-19. Os dados são do painel epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Até a última atualização, das 638 mil pessoas que tomaram a 1ª dose, somente 185 mil receberam a 2ª dose.

Deste quantitativo, 365 mil são mulheres e 272 mil referente aos homens. Já aqueles que possuem mais de 80 anos, cerca de 50% já tomaram a primeira e segunda dose. No total, com relação à população idosa, 462 mil pessoas receberam a primeira dose e 102 mil tomaram a segunda. Os profissionais de saúde representam 141 mil, sendo que 72 mil tomaram as duas doses.

No País

Em todo o País, são cerca de 1,5 milhão de brasileiros com a segunda dose atrasada, conforme anunciou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Segundo ele, o Ministério da Saúde (MS) irá divulgar uma lista oficial, por estado, de pessoas que estão com a segunda dose atrasada.

O ministro explicou que a complementação do esquema vacinal deve ser feita com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Para aqueles que estão com a segunda dose atrasada, o MS orienta que não deixem de ir a um posto de vacinação para completar a imunização.

O casal de idosos Rita Pereira, 64 anos, e José Raimundo Nunes, 68 anos, completaram a imunização ontem (13) juntos. Eles tomaram a primeira dose há cerca de um mês e, agora, voltaram para tomar a segunda na modalidade drive-thru, na Região Noroeste de Goiânia.

Vacinação

Em Goiânia, a prefeitura de Goiânia encerra o planejamento da vacinação contra a Covid-19 hoje (14). Conforme o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são aplicados o reforço da Coronavac em idosos e a primeira dose em profissionais da saúde. O atendimento é feito em sete escolas municipais e dois postos de drive thru, das 8h às 17h.

Trabalhadores da saúde com idade acima de 50 anos têm atendimento organizado para hoje, por agendamento, nas Escolas Rotary Goiânia Oeste e Municipal Santa Helena. A vacinação é agendada pelo aplicativo Prefeitura 24 horas e, nas instituições, devem ser apresentados documentação pessoal (CPF e RG), comprovante de endereço e de vínculo empregatício.

O reforço da Coronavac em idosos continua hoje, conforme a idade e ordem alfabética estipuladas. Para este grupo, foram disponibilizadas sete escolas municipais para pedestres e dois drive thru. Para vacinar, além dos documentos pessoais e comprovante de endereço, o idoso precisa levar também o comprovante da primeira dose.

Novos lotes

No último dia 8, Goiás recebeu mais 136.350 doses de vacinas contra a Covid-19. Este foi o 12º lote enviado pelo Ministério da Saúde (MS) a Goiás desde o início do Plano Nacional de Imunização (PNI). “Com os novos imunizantes, vamos atender o residual da área de saúde e também os 5% na área de segurança pública. Outra parte vai para vacinação de idosos”, explicou Caiado.

Das 136.350 doses, 59,6 mil são da CoronaVac e 76.750 do consórcio AstraZeneca. Conforme documento do Ministério da Saúde, 49.256 imunizantes serão destinados para aplicação da primeira dose e 87.094 para a segunda.

Motoristas

A vacinação de motoristas do transporte público será discutida hoje. Conforme destacado por Caiado, este público deverá ser priorizado nas próximas etapas da vacinação contra a Covid-19. O assunto será pautado pela SES-GO na reunião do COE estadual para debate entre os participantes do grupo.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, os trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros integram a lista de grupos prioritários para a vacinação, mas ainda não foram contemplados para receberem as doses da vacina nesta etapa que está em andamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: O Hoje

print