GP de Portugal: Hamilton se recupera e lidera segundo treino livre

A esperada queda de braço entre Lewis Hamilton e Max Verstappen veio no segundo treino livre do GP de Portugal, nesta sexta-feira, liderado pelo heptacampeão da Mercedes com a melhor volta de 1m19s837. O britânico, que começou a sessão atrás dos adversários, superou o rival Max Verstappen por uma curta vantagem de 0s1 – com o holandês fazendo 1m19s980. Valtteri Bottas, mais rápido no primeiro treino, ficou em terceiro lugar com 1m20s181.

Saindo dos boxes com pneus médios, Hamilton demorou a aparecer no treino, até então, dominado por Bottas e Verstappen, que se revezaram nas primeiras colocações à frente de Carlos Sainz, da Ferrari, enquanto o heptacampeão ocupava apenas o 12º lugar. O ponto de ignição veio na troca de pneus; calçando macios, o britânico assumiu a liderança na metade da sessão, desbancando o companheiro de Mercedes.

Quarto colocado, Sainz foi um dos mais rápidos da sessão, chegando a aparecer em segundo e terceiro duranto a metade inicial do treino. A surpresa do dia foi Fernando Alonso, completando o top 5 em um de seus melhores resultados desde a estreia pela Alpine.

Resultados do segundo treino livre do GP de Portugal da F1, nesta sexta-feira — Foto: F1

Resultados do segundo treino livre do GP de Portugal da F1, nesta sexta-feira — Foto: F1

De novo?

 

A sessão começou dez minutos depois do horário inicialmente previsto por conta de reparos em uma tampa de bueiro que se soltou na curva 11 de Portimão. Curiosamente, um problema semelhante ocorreu na pista em 2020, atrasando a classificação da etapa na ocasião.

Só um susto

 

Max Verstappen chegou a relatar problemas no freio da RBR ainda no início do treino, recolhendo o carro para os boxes. Porém, o holandês conseguiu retornar para a sessão a 40 minutos para o fim, marcando a volta mais rápida no momento.

Evoluiu?

 

Longe de ter um desempenho notável em seu retorno à F1 após dois anos, Fernando Alonso desfrutou de um treino mais positivo nesta sexta-feira em Portugal. O espanhol da Alpine, que terminou em quinto, andou entre as cinco primeiras posições ao longo da sessão, na qual ainda marcou o melhor tempo no último setor da pista.

Aston Martin explica disparidade

 

Lance Stroll, em nono, voltou a superar seu colega na Aston Martin, Sebastian Vettel, 15º; o canadene terminou os primeiros treinos livres em 11º, cinco posições à frente do companheiro. A diferença de desempenho da dupla se repetiu no GP do Bahrein e no GP da Emilia-Romagna. Respondendo um fã nas redes, a equipe justificou:

– Seb é recém-chegado na equipe e não teve sorte nos testes em que não conseguiu andar muito. Por causa disso, ele ainda está se acostumando com o carro.

O terceiro e último treino livre do GP de Portugal será neste sábado, a partir das 8h, antecedendo a classificação que define o grid de largada às 11h – ambos no horário de Brasília. O ge acompanhará as sessões em tempo real.

Arte de infos e horários do GP de Portugal — Foto: Infoesporte

Arte de infos e horários do GP de Portugal — Foto: Infoesporte

 

Fonte: Globo Esporte

print