Brasil vai vacinar 1.814 atletas para as Olimpíadas de Tóquio

O Ministério da Saúde informou, nesta terça-feira (7/5), que pretende vacinar 1.814 atletas olímpicos e paralímpicos, jornalistas e oficiais técnicos credenciados da Delegação Brasileira para as Olimpíadas de Tóquio, no Japão, previstas para o mês de julho.

O anúncio da imunização foi feito em coletiva de imprensa na sede do Ministério da Saúde. O titular da pasta, Marcelo Queiroga, disse que 4.050 doses foram doadas pela Pfizer e 8 mil pela Sinovac, e que não haverá interferência no Plano Nacional de Imunização (PNI).

“Vamos vacinar os nossos atletas olímpicos e as comissões técnicas para garantir que esses atletas possam desempenhar muito bem o seu papel. Vamos fazer essa iniciativa contando com o apoio de farmacêuticas que doarão doses ao PNI”, informou o ministro.

De acordo com o ministério, a vacinação ocorrerá nas capitais das seguintes unidades da federação: Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

A imunização começa no próximo dia 12 de maio. Veja o cronograma:

  • 12 a 15/5 – Rio de Janeiro;
  • 12 a 14/5 –  São Paulo;
  • 17/5 – Porto Alegre;
  • 17/5 – Brasília;
  • Sem previsão de início em Belo Horizonte.

De acordo com o ministro, a vacinação ocorrerá nessas cidades devido a concentração de atletas nessas regiões.

Além de Queiroga, o ministro da Cidadania, João Roma, o secretário especial do Esporte, Marcelo Magalhães, e o Diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, Major-Brigadeiro Isaias Carvalho, participaram do anúncio.

O vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco Antônio La Porta Júnior, também participou da coletiva de imprensa.

Fonte: Metrópoles
print