Plataforma on-line de serviços públicos, ‘Expresso’ é lançado pelo governo de Goiás

O governo lançou nesta segunda-feira (17) o “Expresso”, uma plataforma virtual que reúne mais de 70 serviços públicos de Goiás. Ele pode ser acessado pelo site, por aplicativo de celular (disponível para Android e iOS) e em totens (painéis de autoatendimento) instalados em órgãos públicos.

Segundo o governador Ronaldo Caiado (DEM), o “Expresso” é um programa que visa otimizar o acesso da população ao governo de forma digital e presencial. O objetivo é que sejam oferecidas até 700 formas de atendimento.

“O foco é dar mais agilidade para o cidadão. Retirando a população das filas longas e dar algo rápido e que traga qualidade de vida”, disse o governador.

 

O sistema é o mesmo utilizado pelo governo federal e servirá como “uma modernização” do que é hoje disponibilizado pelo Vapt Vupt e outros acessos, explicou Adriano da Rocha Lima, secretário-geral da Governadoria.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com as secretarias de Administração (Sead), de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e Casa Civil. O desenvolvimento da plataforma, segundo Caiado, dependerá da adesão das prefeituras, que poderão acrescentar ao sistema atuações municipais.

Veja alguns dos serviços disponibilizados:

 

  • Agendamento de atendimento presencial no Vapt Vupt
  • Emissão de boletos do Ipasgo
  • Emissão de Certidão Negativa de Débitos
  • Emissão segunda via da fatura de água e/ou esgoto
  • Atestado de Antecedentes Criminais Online
  • Autoavaliação e agendar testagem para Covid-19 (Monitora Goiás)
  • Solicitação de bloqueio de telemarketing junto ao Procon
  • Solicitação de Medicamentos de Alto Custo – Cemac JB

 

Governo lança plataforma online para otimizar a prestação de serviços públicos, em Goiás — Foto: Reprodução/Governo do Estado de Goiás

Governo lança plataforma online para otimizar a prestação de serviços públicos, em Goiás — Foto: Reprodução/Governo do Estado de Goiás

 

Fonte: G1 Goiás

print