Real Madrid se mantém como marca mais valiosa do futebol mundial, à frente do Barcelona

O relatório “Football 50 2021”, da consultoria Brand Finance, apontou o Real Madrid como a marca mais valiosa do futebol mundial pelo terceiro ano consecutivo. O gigante espanhol foi avaliado em 1.27 bilhão de euros pela consultoria, superando por pouco o eterno rival Barcelona, cotado na segunda posição, com uma marca no valor de 1,26 bilhão. O Manchester United fecha o pódio, em terceiro (1,13 bilhão de euros).

Em seu relatório, a Brand Finance destaca a importância do Real Madrid estar sempre disputando a Liga dos Campeões da Uefa: “Este fluxo constante de entrada de capital e o status na Liga dos Campeões tiveram um papel central no éxito geral do clube”, diz um trecho do informe.

Completam as dez primeiras posições do ranking: Manchester City (1,11 bilhão de euros), Bayern de Munique (1,06 bi), Liverpool ( 973 milhões), Paris Saint-Germain (887 mi), Chelsea (769 mi), Tottenham (723 mi) e Arsenal (675 mi).

Segundo o relatório, a pandemia de Covid-19 fez o valor das marcas cair, em média, 11,2%. A tentativa frustrada de criação da Superliga Europa por 12 clubes do continente também custou uma perda geral de 600 milhões de euros na avaliação das marcas do grupo, tendo um impacto negativo na avaliação das suas marcas.

Entre as dez marcas mais valiosas do futebol mundial, apenas o Bayern de Munique conseguiu melhorar em relação ao ano passado, com uma ligeira subida de 1,1%. O clube alemão também foi considerado a “marca mais forte” do futebol mundial, embora seja apenas a quinta em valor de mercado. A Brand Finance considerou positiva a ausência do Bayern e do PSG da tentativa de criar a Superliga Europeia.

Curiosamente, apesar da consultoria destacar a importância da participação constante na Liga dos Campeões para valorização da marca, o Real Madrid é até hoje é um dos três clubes que ainda não desistiram formalmente da Superliga, junto com Barcelona e Juventus, todos sujeitos a punições da Uefa, incluindo uma eventual exclusão da Champions League.

Vice-líder do Campeonato Espanhol, dois pontos atrás do Atlético de Madrid, o Real terá no próximo domingo a última chance de ultrapassar o rival da capital para assegurar o título nacional na temporada. Na rodada final, o Atlético (83 pontos) enfrentará o Valladolid, fora de casa, enquanto o Real (81) receberá o Villarreal.

Fonte: Globo Esporte

print