Com ventos de 140 km/h, ciclone poderoso Yaas atinge o leste da Índia

Um poderoso ciclone com rajadas de ventos de 140 km/h (87 mph) começou a atingir o leste da Índia, informou a agência meteorológica nesta quarta-feira (26), alertando sobre ondas de maré nas áreas costeiras.

O ciclone Yaas é a segunda tempestade a atingir a Índia uma semana depois que Tauktae destruiu a costa oeste, causando evacuações em massa e aumentando a pressão sobre as autoridades que tentam combater um segundo mortal de infecções por coronavírus.

Segundo informações locais, já era possível observar o agitado e fortes ventos e chuvas castigando o estado oriental de Odisha. Lojas e casas foram fechadas com tábuas.

A agência meteorológica disse que o “ciclone muito severo” começou a atingir a costa e cruzará Odisha e os estados vizinhos de Bengala Ocidental ao meio-dia local.

Mais de um milhão de pessoas foram retiradas do caminho da tempestade, disseram as autoridades. Tempestades foram previstas nas áreas baixas de Odisha e Bengala Ocidental.

A polícia disse ter resgatado 10 pessoas cujo barco virou próximo à costa no distrito de Jagatsinghpur, em Odisha, na terça-feira.

A marinha indiana disse que sua base naval Chilka estava monitorando navios na área e estava pronta para montar operações de resgate e socorro.

Ciclones na Baía de Bengala são comuns nesta época do ano e muitas vezes entram em terra firme, causando mortes e destruição em áreas costeiras da Índia e de Bangladesh.

Uma segunda onda devastadora de infecções por coronavírus complicou os preparativos para a tempestade. As autoridades em Odisha disseram que suspenderam os testes, a vacinação e a pesquisa de saúde porta-a-porta nos três distritos que ficam diretamente no caminho da tempestade.

 

Fonte: CNN

print