Novo lote de vacinas da Pfizer contra Covid-19 chega a Goiás nesta quinta-feira

Na madrugada desta quinta-feira (27), chegaram a Goiás 19.980 doses de vacina contra a Covid-19 da marca Pfizer. Segundo o governo do estado, todos os frascos devem ser usados na campanha de imunização de Goiânia.

Esta vacina exige condições especiais de armazenamento, por isso está sendo repassada somente às cidades que têm os equipamentos que podem garantir que as doses fiquem guardadas em temperatura segura, evitando perdas.

Após o desembarque no Aeroporto Santa Genoveva, na capital, as doses foram levadas à Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria de Saúde de Goiás. No local, é feita conferência e contagem das vacinas.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) já recebeu total de 2.861.260 doses de vacinas contra a Covid-19, se somadas todas as remessas enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) de CoronaVac, AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech.

Por meio de nota, a pasta explicou que “há o registro que as cidades aplicaram 1.977.692 doses”, mas que “acredita-se que o número de imunizantes já administrados seja maior, visto que ainda há um atraso na atualização dos dados pelos municípios nos sistemas oficiais de registro”.

Também de acordo com a SES, Goiás tem ainda, em estoque, “cerca de 250 mil vacinas da AstraZeneca destinadas para reforço”, que devem ser “distribuídas próximo do fim do intervalo de 12 semanas recomendado entre as doses”.

Na capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já contabilizou 578.391 doses aplicadas: 370.954 como primeiras doses e 207.437 como reforços.

Fonte: G1

print