Entender a origem do Covid-19 pode impedir ‘novos covids’, diz cientista americano

Em entrevista ao programa “Meet the Press”, da NBC neste domingo (30/05), o pesquisador e professor americano de virologia e microbiologia Peter Hotez alertou para a necessidade da comunidade científica investigar a origem do Covid-19 para impedir que novas ameaças semelhantes apareçam no futuro. Hotez é diretor da Escola Nacional de Medicina Tropical da Universidade de Medicina de Baylor.

“Nós precisamos de um time de cientistas, genealogistas, biólogos, ecologistas, todos na província chinesa de Hubei por seis meses a um ano para entender as origens do Covid-19”, disse o professor. Ele defende que a China seja pressionada para liberar a entrada de um grupo a Wuhan, local indicado como possível berço do vírus. “Precisamos de acesso aos animais, às pessoas, às amostras e aos laboratórios”, acrescentou.

Hotez advertiu que, sem possibilidade de acesso ao local, é possível que o início do Covid-19 nunca seja “compreendido em sua totalidade”, abrindo as portas para novas pandemias. “Haverá um Covid-26, e um Covid-32, a menos que compreendamos completamente as origens do Covid-19”, ressaltou.

 

Fonte: O Hoje

print