1 milhão de doses da Sputnik V devem chegar ao Brasil no dia 28 de julho

O carregamento com 1 milhão e 145 mil doses do imunizante russo Sputnik V deve chegar ao Brasil no dia 28 de julho. O anúncio foi feito nesta terça-feira (21) por governadores de estados das regiões Norte e Nordeste que negociaram a compra das vacinas diretamente com o governo da Rússia. O total de imunizantes em questão não será destinado ao Plano Nacional de Imunização e será capaz de imunizar 1% da população do Norte e do Nordeste do país.

A importação dessa vacina só foi possível depois que os líderes que integram o Consórcio Nordeste assinaram o Termo de Compromisso com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorizando também o uso emergencial desse imunizante no país. Antes de ser distribuído aos estados, as doses da Sputnik V serão encaminhadas ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, o INCQS, a fim de que sejam analisadas antes de serem aplicadas na população.

Exigências 

A Anvisa autorizou a importação do imunizante russo mediante uma série de exigências, sendo uma delas o monitoramento da população imunizada com a Sputnik V, para que as autoridades em saúde sejam avisadas no caso de surgimento de algum efeito adverso. Além disso, ainda de acordo com a Anvisa, a vacina em questão não deverá ser aplicada em pessoas com doenças não controladas, com HIV, histórico de anafilaxia pós-vacinação e em grávidas.

 

Fonte: Jornal Opção

print