Iris Rezende está reagindo mais a estímulos, mas segue em estado crítico em UTI de Goiânia

Ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende segue internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas está “reagindo mais aos estímulos”, segundo boletim médico da manhã deste domingo (8). Aos 87 anos, o político teve um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico e precisou passar por uma cirurgia, que foi bem-sucedida, de acordo com os médicos.

O comunicado assinado pela equipe que cuida de Iris também informa que ele segue em estado crítico e intubado no Instituto de Neurologia de Goiânia. O texto detalha que as funções dos órgãos do paciente estão normais, ele não tem outras complicações e não há previsão de alta.

Durante esta manhã, o governador Ronaldo Caiado (DEM) esteve por cerca de duas horas no hospital em que Iris está internado. Quando saiu, comentou apenas que é momento de esperar.

Evolução do quadro

Uma tomografia feita na tarde de sábado (7) indicou que o quadro de Iris era estável e a evolução satisfatória, segundo a assessoria.

Filha do político, Adriana Rezende explicou que o pai não teve nenhum outro sangramento após a cirurgia e que os médicos começaram a diminuir gradativamente a sedação dele.

“Nós estamos muito confiantes, cheios de fé e muito agradecidos”, disse a filha.

Também filha do ex-prefeito, Ana Paula Rezende comemorou ao saber que Iris está respondendo bem aos testes médicos, o que pode indicar que ele não ficou com nenhuma sequela do AVC.

O AVC hemorrágico ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral. Segundo o médico, a tomografia mostrou que ele estava com uma hemorragia enorme no lobo temporal direito e, como ele fazia uso de anticoagulantes, a equipe decidiu pela cirurgia de urgência.

“Esse sangramento poderia aumentar e ele entrar em coma”, esclareceu o médico Valter Costa, que realizou o procedimento.

Carreira

 

Iris deixou a política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito da capital. Desde então, se dedica a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia.

Iris Rezende — Foto: Lis Lopes/G1

Iris Rezende — Foto: Lis Lopes/G1

O político nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Iris Rezende Machado começou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Na época, o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25 anos. Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim.

Durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Após o fim da ditadura militar, foi eleito governador por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.

Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Fonte: G1 Goiás

print