Ladrões tentam roubar pintura de US$ 1,4 milhão de Monet em assalto a museu

Dois homens tentaram roubar uma pintura premiada de Claude Monet de um museu na Holanda, mas o roubo foi frustrado e os suspeitos fugiram de mãos vazias, de acordo com a polícia holandesa.

Tiros foram disparados durante o ataque ao Museu Zaans em Zaandam, ao norte de Amsterdã, embora ninguém tenha se ferido no incidente, confirmou um comunicado da polícia.

A pintura a óleo em questão, “O Voorzaan e o Westerhem”, de Monet, está sendo inspecionada em busca de possíveis danos, disse o museu via e-mail.

A tentativa de roubo ocorreu por volta das 10h30 da manhã de domingo (15). De acordo com a afiliada da CNN NOS, funcionários do museu e espectadores intervieram e conseguiram impedir o roubo. Os dois homens fugiram em uma moto preta, que mais tarde foi recuperada pela polícia.

“Estamos aliviados em dizer que ninguém se machucou e que eles não foram capazes de roubar nada”, disse a diretora interina do museu, Marieke Verweij, à CNN por e-mail, acrescentando que os funcionários ficaram “muito chocados” com o incidente.

O museu foi temporariamente fechado na segunda-feira (16). Ele foi reaberto para visitantes na terça-feira, embora a pintura tenha sido removida da exposição “Monet in Zanndam”.

Pintura "O Voorzaan e o Westerhem"
Pintura “O Voorzaan e o Westerhem”
Foto: Valerie Kuypers/AFP/Getty Images

Representando barcos flutuando ao longo do rio Zaan, a pintura paisagística foi comprada pelo museu em 2015 por mais de 1,16 milhões de euros (US$ 1,36 milhão).

Monet pintou a cena do rio em uma viagem a Zaandam em 1871. Mostra a vista do cais de um hotel onde ficou com sua esposa e filho por quatro meses. Zaandam provou ser uma fonte de inspiração para Monet, com o artista francês criando 25 pinturas e nove esboços da cidade, de acordo com o museu.

Em uma carta à colega pintora impressionista Camille Pissarro, Monet disse que havia “o suficiente para pintar para toda a vida” em Zaandam, citando seus moinhos de vento, casas coloridas e “barcos deliciosos”. Moinhos de vento podem ser vistos sobre casas de telhado vermelho no fundo de “O Voorzaan e o Westerhem”.

Ambos os suspeitos continuam foragidos, e a polícia holandesa emitiu um chamado para testemunhas.

 

Fonte: CNN

print