Goiás deve registrar calor de 38ºC nesta quarta-feira (25), diz previsão

Algumas regiões de Goiás podem registrar um calor de 38ºC nesta quarta-feira (25), de acordo com a previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). É o caso de municípios como Aruanã, região turística do Estado, cuja previsão é de máxima de 38ºC e mínima de 20ºC, com umidade relativa do ar em 15%. A alta temperatura é resultado da massa de ar seco que atua em Goiás.

Conforme previsão do Cimehgo, essa massa mantém o tempo estável com céu claro, temperaturas máximas elevadas e a umidade relativa do ar em declínio no período da tarde, com índices abaixo dos 20%. Vale destacar que o índice de umidade relativa do ar ideal para a saúde humana é de 60%.

Na capital Goiânia, a previsão de máxima é de 33ºC e mínima de 18ºC. A umidade do ar deve ficar em 16%. Municípios como Aurilândia, Ceres, Jataí e Rubiataba devem ter máxima de 34ºC. Em Porangatu, ela deve ficar em 37ºC.

Calor de 38ºC em Goiás exige cuidados

A diretora técnica do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), Karine Borges de Medeiros, explica que o tempo seco pode aumentar os riscos à saúde, causando desconfortos físicos e surgimento de doenças.

De acordo com ela, é normal a ocorrência de queda na imunidade, quadros de desidratação; taquicardia (coração acelerado); tontura; ressecamento de mucosas, tais como olho, nariz, boca e pele.

A médica afirma, ainda, que a baixa umidade aumenta o risco de doenças respiratórias. Ela esclarece que a mucosa nasal pode apresentar pequenas fissuras e rachaduras em razão do ressecamento, facilitando a entrada de patógenos e germes por vias aéreas. “Por isso é tão comum o aparecimento de resfriados e doenças alérgicas como a rinite, por exemplo”, disse.

1- Mantenha a hidratação oral, com aumento de consumo de água;

2- Realize hidratação de mucosas com aplicação de colírios específicos para os olhos; uso de soro nasal e para os olhos, além de hidratante específico para a boca e pele;

3- Umidificação do ambiente com uso de umidificadores ou inserção de toalha molhada na beira da cabeceira da cama. Outra dica é colocar bacia de água no local para ajudar na evaporação e consequente melhoria na umidade do espaço;

4- Mantenha a atividade física regular, mas opte pela realização em horários com temperaturas mais amenas, antes das 10h e depois das 16h;

5- Mantenha-se hidratado (a) durante a atividade física. É comum a ocorrência de suor, com a perda de líquido do corpo. O ideal, então, é aumentar a ingestão durante os exercícios;

6- Evite exposição solar nos períodos de temperatura elevada.

 

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