Brasil recebe maior remessa em um dia de vacina da Pfizer contra Covid-19

O Brasil recebeu, neste domingo (12), cerca de 5 milhões de doses de vacina da Pfizer contra o novo coronavírus no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), – o maior lote do imunizante recebido em um único dia.

Segundo o governo federal, o primeiro voo, com 1,3 milhão de doses, desembarcou ainda de madrugada. O segundo voo, com 1,1 milhão de vacinas, chegou por volta das 10h30. Já as outras duas remessas, com 1,1 milhão e 1,5 milhão de unidades, chegaram à tarde.

“As vacinas chegam para acelerar ainda mais a campanha de vacinação que já imunizou mais de 70 milhões de brasileiros com as duas doses ou a vacina de dose única, ou seja, quase 44% da população adulta”, disse o ministério, em nota.

“Os reflexos da imunização da população aparecem nos dados epidemiológicos todos os dias. Na última semana, 23 estados estavam com ocupação de leitos abaixo de 50%.”

Até o momento, consta no sistema da pasta que 59 milhões de doses do imunizante estão disponíveis, com 51,1 milhões já entregues aos estados e 7,9 milhões em sistema de distribuição.

O estado de São Paulo anunciou na sexta-feira (10) que começará a aplicar o imunizante da Pfizer para quem está com a segunda dose da AstraZeneca atrasada.

A capital paulista chegou na semana passada 98% dos postos de imunização contra o novo coronavírus sem doses da AstraZeneca.

A cidade do Rio já aplica a vacina da Pfizer no lugar da AstraZeneca por falta de doses. A prefeitura cadastra listas de espera nas unidades de saúde, caso alguma pessoa não possa receber a substituição de vacinas por algum motivo.

 

Fonte: CNN

print