5 lembretes de autocuidado para as mulheres

  1. Tenha uma alimentação saudável: Embora seja uma recomendação universal, a alimentação saudável é parte fundamental da saúde feminina.
  2. Pratique atividades físicas: Também é importante cuidar do seu bem-estar físico. Por isso, praticar atividades e exercícios é uma excelente medida. Não é preciso viver na academia, mas a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS)é praticar 30 minutos diários de atividade moderada, por 5 vezes na semana.
  3. Realize exames periodicamente: Fazer um check-up é indispensável para diagnosticar doenças de forma precoce e receber as orientações corretas. Ao menos uma vez por ano, é preciso realizar exames importantes, como a mamografia ou o papanicolau.
  4. Visite o médico com frequência: As visitas ao médico especializado na saúde da mulher não devem acontecer apenas para a realização de exames. Se notar qualquer sintoma ou desconforto, é preciso procurar um especialista para receber o diagnóstico e o tratamento adequados.
  5. Dê atenção à saúde mental: A saúde da mulher não é representada apenas pela parte física. Também é necessário cuidar da saúde mental, especialmente diante de problemas psicológicos.
  6. Cuide da higiene íntima: Dar atenção à sua região íntima é indispensável para evitar infecções comuns, como a candidíase. É crucial usar apenas produtos recomendados para a área (e pelo médico), além de evitar uma limpeza agressiva.
  7. A importância do autoexame: O autoexame da mama é um exame mensal que a mulher pode fazer em si mesma para verificar a presença de nódulo, assim, podendo chegar em um tratamento precoce.

 

Fonte: Quadro “Se tem vida, tem jeito”

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