Aparecida de Goiânia segue vacinação contra Covid-19 em moradores a partir de 12 anos

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia continua a vacinação contra a Covid-19 em moradores a partir de 12 anos, nesta quinta-feira (28). O município também está adiantando a imunização à população com viagem marcada para o exterior. A aplicação da 2ª dose e reforço também segue na cidade (veja locais abaixo).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o município está seguindo as novas regras da nota técnica do Ministério da Saúde para complementação do esquema vacinal de brasileiros com viagens agendadas para o exterior.

A SMS informou que o morador que ainda não completou o esquema de vacinação com as duas doses e tem viagem marcada pode antecipar a 2ª, respeitando o intervalo mínimo de 21 dias para a vacina da Pfizer e de 28 dias para a vacina AstraZeneca.

Conforme a secretaria, quem já completou a vacinação com duas doses da vacina Coronavac e que tenha o destino para países em que não incluem este imunizante na lista de vacinas autorizadas, poderá receber a dose de reforço de outro imunizante aceito pelo país de destino. O intervalo mínimo será de 28 dias.

De acordo com a prefeitura, os moradores de Aparecida de Goiânia devem apresentar a passagem com data para comprovar a viagem, documento de identidade e CPF ou cartão SUS, e o cartão de vacinação.

1ª Dose

 

Os moradores acima de 12 anos podem receber a 1ª dose no drive-thru da Cidade Administrativa, por livre demanda das 8h às 18h. Apenas adolescentes de 12 a 17 anos podem agendar a imunização em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Para isso, é necessário marcar dia e horário no aplicativo “Saúde Aparecida”.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que as pessoas acima de 18 anos que ainda não tomaram a 1ª dose também podem receber o imunizante sem necessidade de agendamento nas unidades de saúde (veja endereços abaixo).

Para receber a primeira dose é preciso a apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou cartão SUS e comprovante de endereço. Os adolescentes precisam estar acompanhados de um responsável maior de idade.

2ª Dose

 

A segunda dose da Pfizer e AstraZeneca foi adiantada para quem tomou a 1ª dose até dia 25 de agosto, independentemente da data prevista. A aplicação da segunda dose da Coronavac continua normalmente de acordo com o dia marcado no cartão de vacina.

Para receber a segunda dose não é necessário agendar, basta apresentar documento de identidade e CPF ou cartão SUS e o cartão de vacinação.

Dose de reforço

 

A aplicação da dose de reforço segue nos idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos.

Os idosos precisam seguir o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independentemente da vacina aplicada. Para os imunossuprimidos o intervalo é de 28 dias. Já os profissionais de saúde que receberam a 2ª dose até 15 de abril estão aptos para receberem o reforço.

Quem precisa do reforço deve apresentar documento pessoal, CPF e cartão de vacinação. Imunossuprimidos precisam apresentar laudo médico e os profissionais de saúde precisam comprovar atuação na área.

Fonte: G1 Goiás.

print