Demissões no Inep e debate político marcam preparativos finais para o Enem 2021

Exame Nacional do Ensino Médio,Enem

Milhões de estudantes de todo o Brasil se preparam para realizar nos próximos dois domingos, dias 21 e 28 de novembro, as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2021. A avaliação é a principal porta de entrada para o ingresso no ensino superior, mas os preparativos para a edição deste ano acabaram marcados pelo pedido coletivo de demissão, no início deste mês, de mais de 30 servidores do Inep, órgão responsável pela prova.

Os demissionários do Inep alegaram ter sido vítimas de assédio moral e intimidação, mas o ministro da Educação, Milton Ribeiro, negou as acusações e atribuiu as queixas a discordâncias sobre o pagamento de gratificações. O presidente Jair Bolsonaro defendeu a atuação do ministro e ampliou a polêmica sobre a visão de sua gestão a respeito do Enem ao dizer que o exame “começa a ter a cara do governo“.

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço da reta final para a realização do Enem de 2021. Para tratar da turbulenta preparação para a prova deste ano, participam deste episódio a pedagoga Maria Inês Fini, ex-presidente do Inep, e o líder de relações governamentais da ONG Todos pela Educação, Lucas Hoogerbrugge.

 

 

Fonte: CNN Brasil.

print