MORRE EX PREFEITO LENIR DE SOUSA E SILVA

Nos unimos à família enlutada externando nossos sentimentos e condolências por essa partida, perda irreparável para Planaltina.

Transcrevemos na íntegra artigo escrito por seu filho, Dr. Paulo César de Sousa e Silva, anos atrás para nosso jornal  impresso.

” Muitos não sabem mas a Planaltina que juridicamente existe como Unidade da federação é a nossa e não a do DF.
Quando o Presidente JK construiu Brasília ele, com a conivência dos líderes políticos da época, proprietários de grande parte das terras onde foi construída a capital e, favorecidos com cargos públicos, diga se de passagem, anexou, sem qualquer indenização, a sede do município, hoje cidade satélite Planaltina-DF, e nós, município de Planaltina-GO, despojados de todo o patrimônio público (prefeituras, escolas, Câmara de Vereadores, enfim de todos os bens móveis e imóveis que compunham o acervo patrimonial do município), ficamos como um corpo sem cabeça, insistentemente sido requisitado para ser, o que restou, anexado ao município de Formosa-GO, o que só não aconteceu porque alguns políticos brigaram e conseguiram impedir. Nessa ocasião mudou-se a sede para o Distrito de São Gabriel e depois para onde estamos, na Fazenda Brasília, de propriedade do então prefeito Joaquim Gonçalves (Joaquim Mineiro). De lá pra cá, perdemos para o DF não apenas o nome, a sede do município, mas também nossa identidade e respeito como os demais municípios que compoe a Federação brasileira. Passamos a ser marginalizados e esquecidos, tanto pelo Governo de Goiás quanto pelo GDF.
O senhor Lenir de Sousa e Silva foi o responsável por conseguir, no seu primeiro mandato como prefeito de Planaltina, Junto ao Governador do DF Aimée Lameison, o asfalto que nos liga à BR-020 e junto ao Governador de Goiás, Itapuã da Costa Júnior, a instalação definitiva da CELG e SANEAGO no município. Além da ampliação do antigo Fórum, conseguiu recursos para a construção da casa do Juíz e Promotor, construção da antiga prefeitura (refeita posteriormente pelo Dr. Dirceu). Como condição para a liberação dos recursos e obras, foi exigido pelos governadores que a cidade estivesse bem povoada e por conta disso foram doados para os funcionários do DER-DF e EMBRAPA, os lotes para construírem nas quadras 07 e 08 Leste. A partir daí a cidade cresceu com mais rapidez.
Em seu segundo mandato conseguiu, junto ao Governador Joaquim Roriz o maquinário do DER-DF para conclusão da obra de captação das águas pluviais, iniciada pelo prefeito Edenval Vaz, que possibilitou a cobertura da tubulação e tapeamento do enorme buraco que durante muito tempo causou enorme transtorno. Conseguiu junto ao Governador Federal a construção do CAIC MUSSUM; junto ao Governador Íris Rezende, a construção do Hospital Santa Rita e asfaltamento daqui até a pista que liga à São Gabriel, obras inauguradas posteriormente pelo prefeito José Neto.
Lenir de Sousa e Silva modestamente contribuiu, como os demais prefeitos, para o desenvolvimento de nossa cidade e faz parte da nossa história.

Texto por Dr. Paulo César de Sousa e Silva.

 

 

 

Fonte: Jornal de Planaltina.

print