Vacinação, 3ª dose, PNI e máscaras fazem Brasil superar países ricos contra a Covid

Vários países do mundo estão entrando em numa quarta onda de infecção por Covid-19, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Enquanto isso, o Brasil avança com a imunização completa com as duas doses da vacina, ultrapassando países como os EUA.

Nesta terça-feira (23), o Brasil superou a marca de 80% da população adulta com o esquema vacinal completo, segundo levantamento da Agência CNN.

“Comparando a vacinação com a Fórmula 1, nós somos aquele piloto de corrida que largou lá atrás, mas foi ganhando posições”, diz Álvaro Furtado, médico infectologista do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

“O Brasil demorou para começar a vacinação, mas se continuarmos nesse ritmo e se não houver novas variantes, nossa chance de escapar de um novo pico é grande”, afirma à CNN Gonzalo Vecina, fundador e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para os especialistas ouvidos pela CNN, três grandes pontos trabalham a favor do Brasil para que a chance de uma quarta onda seja menos provável por aqui.

print