Saúde de Goiás diz que recebeu doses pediátricas contra Covid com erro de temperatura

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) disse que recebeu do Ministério da Saúde doses pediátricas contra Covid com erro de temperatura. Segundo a pasta, as 44.300 doses da Pfizer que chegaram no território goiano na última terça-feira (18) estavam em temperatura abaixo da indicada. Distribuição aos municípios foi interrompida até revisão dos imunizantes.

De acordo com a SES, o problema foi identificado pela equipe técnica da Central Estadual de Rede de Frio (CERF-GO). A partir da identificação do erro, a pasta estadual notificou o MS para a realização de análise. As doses, que deveriam chegar entre -60ºC e -90ºC, chegaram a -119ºC, isto é, mais congeladas.

Distribuição de doses pediátricas contra Covid em Goiás fica comprometida

Por critérios técnicos, a Secretaria aguarda um parecer do Ministério da Saúde sobre a liberação ou não das doses. Assim, a distribuição dos imunizantes aos municípios foi adiada até que as recomendações sejam formalizadas.

Ainda conforme a pasta, a campanha de vacinação infantil contra a Covid segue no Estado, já que todos os 246 municípios ainda estão abastecidos com a remessa que chegou na última sexta-feira (14).

Mais Goiás entrou em contato com o Ministério da Saúde em busca de um posicionamento e aguarda retorno. O espaço está aberto para manifestação.

Fonte: Mais Goiás.
print