Desconto no IPVA cresce 136% em 2021; saiba como conseguir

O número de contribuintes que tiveram o desconto máximo no IPVA por conta do programa Nota Fiscal Goiana aumentou 136% em 2021. Cerca de 500 mil pessoas tiveram 10% de abatimento no valor do imposto por ter feito cadastro e pedido para incluir CPF na nota ao fazer compras.

O benefício auxilia os proprietários de veículos automotores a passar pela crise econômica. É possível conseguir desconto de 5% ou 10%. Em 2022, a medida continuará a valer. Para isso, o contribuinte deve fazer o cadastro no site da Secretaria da Economia, preencher uma ficha e pedir inclusão de CPF nas compras realizadas no estado.

O IPVA pode ser pago à vista ou parcelado em até três vezes. Outros benefícios são oferecidos no estado. Veículo populares (1.0) e motocicletas 125 cilindradas podem ter desconto de 50% caso o proprietário pague o imposto em dias e não tenha cometido infração de trânsito no ano anterior. Pessoas com deficiência, ônibus e micro-ônibus de turismo ou escolares e proprietários de veículos com 15 anos ou mais são isentos do imposto.

O recurso arrecadado pelo IPVA é compartilhado com os municípios. A cidade de emplacamento do veículo recebe 50% do dinheiro para investir em educação, saúde, transporte e segurança.

 

Fonte: Jornal Opção

print