Goiás começa a usar Coronavac na vacinação de crianças a partir desta semana

Goiás deve iniciar o uso da Coronavac na imunização de crianças contra a Covid-19 a partir desta semana. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES),inicialmente serão usadas as doses em estoque nos municípios e regionais de saúde.

Na última quinta-feira (20/1), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso do imunizante para pessoas entre 6 e 17 anos. Até então, a vacinação em crianças era feita apenas com doses pediátricas da fabricante Pfizer.

O secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino explicou que, diferente da Pfizer, que tem dose específica para crianças, a Coronavac não tem essa diferenciação. “As doses do imunizante serão as mesmas utilizadas em adultos”, explicou o secretário.

Ele afirmou, ainda, que há registros que mostram eficácia da CoronaVac em crianças. Essas doses, somadas à remessa da Pfizer, vão permitir que Goiás prossiga com a proteção de pessoas com idade entre 6 e 17 anos contra a covid-19.

“Considero ambas como boas notícias, pois temos um estoque considerável e trabalhamos para que a campanha seja amplamente massificada. Além da importância da vacina, reforço a busca de informações em fontes confiáveis, sem espalhar fake news”, detalha o secretário.

A Secretaria de Saúde informou que deve preparar uma Nota Técnica com orientações sobre o uso do imunizante para este público em Goiás.

Fonte: Poder Goiás.

print