Goiano de 18 anos comemora aprovação e bolsa para estudar em universidade de Nova Iorque: ‘Surreal’

O estudante João Victor Ataides Marques, de 18 anos, comemora a aprovação para estudar na New York University (NYU) a partir de setembro deste ano. Morando em Goiânia desde que nasceu, o jovem contou que também recebeu uma bolsa para ajudar nos custos pelos próximos quatro anos.

O g1 entrou em contato com a NYU, por e-mail às 10h desta terça-feira (26), e aguarda retorno sobre a confirmação da matrícula e bolsa de estudos concedida a João.

Para João, a aprovação é uma conquista que prova que é possível seguir esse sonho mesmo sem ter estudado desde pequeno em escolas internacionais ou outros privilégios.

“Desde pequeno tive esse sonho e a curiosidade pela cultura americana. Baseado em denhos, séries, até que entrei no ensino medio e vi que era possível. […] Fui contra a corrente mesmo e foi algo surreal, ver que posso ser a exceção, poder provar que muita gente pode chegar onde eu cheguei”, completou.

João Victor Ataides Marques, de 18 anos, estudante de Goiânia aprovado na NYU — Foto: Reprodução/Instagram

João Victor Ataides Marques, de 18 anos, estudante de Goiânia aprovado na NYU — Foto: Reprodução/Instagram

 

Realizado, João disse que participou de vários processos seletivos para estudar no exterior desde 2020, quando terminou o 3º ano do ensino médio. Até o 2º, ele estudou em escolas públicas na capital, mas acredita que se manter focado no seu objetivo e investindo em si mesmo foi o que fez com que ele fosse aceito.

“No último ano, melhorei a minha escrita, a forma de contar a minha história. […] Na minha aplicação para a NYU foquei em falar sobre mim e todas as minhas paixões: escrita, música, história”, disse.

 

Segundo João, a bolsa que ele conseguiu para estudar na NYU foi concedida porque os recrutadores avaliaram que ele tem potencial para se desenvolver na universidade, mas não teria condições de arcar com todos os custos. Além de ser uma universidade particular, ele teria custos para se mudar para Nova Iorque e se manter lá.

“A bolsa é integral, mas vou ter custos por for a. Por exemplo, seguro saúde, passagens, visto, alguns materiais educacionais. O custo anual deve ser de uns US$ 5 mil por ano”, estimou.

João Victor aprovado na NYU — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

João Victor aprovado na NYU — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

João contou que fará o curso de estudos performativos, que é um curso em que ele poderá combinar várias das habilidades artisticas nas quais gosta de investir.

“A universidade deixa um currículo muito flexível. Você pode explorar durante o ano, descobrir o que você realmente quer. É algo que sempre me chamou muita atenção, porque eu sou uma pessoa que sempre teve muitas paixões diferentes”, explicou.

Ao se lembrar da sua trajetória até conseguir a aprovação, ele falou sobre a atitude diante do desafio de estudar no exterior:

“Acredito que ter resiliência e se manter forte no que você sonha, ter garra, é a chave do sucesso”.

 

Fonte: Portal g1 Goiás.

print