Alexandre de Moraes afirma que Inquérito das fake news não será arquivado

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou nesta sexta-feira (29/4) que não haverá arquivamento do inquérito das fake news. Segundo o ministro, as investigações estão avançando em um “momento sigiloso” e chegando próximo aos financiadores do esquema de desinformação.

“[O STF] não vai arquivar inquérito de fake news nenhum. Nós estamos chegando aos financiadores. As pessoas não entendem que a investigação tem o seu momento público e tem o seu momento sigiloso, que no mais das vezes é o mais importante, quando você vai costurando as atividades ilícitas que a Polícia Federal está investigando” —  disse o ministro em palestra para estudantes de uma universidade em São Paulo.

O ministro voltou a criticar a disseminação de informações falsas por meio de redes sociais. Moraes ressaltou que o processo de checagem da veracidade de notícias é papel de cada cidadão e que isso pode ser feito a partir do acesso de veículos de comunicação com credibilidade.

“Houve toda uma estruturação nas redes sociais. Uma estruturação para atacar os três grandes pilares do estado democrático de direito. Os ataques são à liberdade de imprensa, eleições livres e periódicas e independência do Poder Judiciário” afirmou.

A possibilidade de arquivamento do inquérito tem sido aventada nos corredores do Supremo, constantemente atacado por Bolsonaro e representantes do Palácio do Planalto. De acordo com a colunista Malu Gaspar, do GLOBO, pelo menos quatro ministros do STF avaliam que o inquérito já não tem mais o que investigar.

Fonte: O Hoje

print