Datafolha: governo Bolsonaro mantém aprovação de 25%; 48% reprovam

Pesquisa Datafolha revela que a reprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) é de 48%. Em comparação a março, penúltima data em que o levantamento foi feito, a reprovação subiu dois pontos percentuais – estava em 46%. Os que dizem que o governo está ótimo ou bom permaneceram em 25% desde a última avaliação. Ou seja, em ambos os casos, os números estão dentro da margem de erro.

Já o percentual dos que consideram o governo regular é de 27%, ante 28% em março. A fatia de 1% que não opinou também foi idêntica.

A mais alta reprovação do governo foi registrada em dezembro de 2021, quando alcançou 53%, ou seja, mais da metade dos ouvidos. O melhor percentual de aprovação, contudo, é de dezembro de 2020 — 37%.

De acordo com a pesquisa Datafolha, 48% dos entrevistados indicaram voto em Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 27% disseram que votarão no atual presidente Jair Bolsonaro. O resultado reflete a pesquisa estimulada, ou seja, quando o entrevistador dá opções aos entrevistados. O terceiro melhor colocado foi Ciro Gomes (PDT), que apareceu com 7%.

 

Confira no gráfico:

Em março, o ex-presidente aparecia com 43% das intenções de voto, enquanto o atual chefe do Executivo federal registrava 26%.

Contratadoa pelo jornal Folha de S.Paulo e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05166/2022, a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi feito com 2.556 entrevistados acima de 16 anos, em 181 municípios de todos os estados brasileiros e, foi realizada entre quarta (25/5) e quinta-feira (26/5).

 

Fonte: Metrópoles.

print