Lula mais honesto do que Bolsonaro põe fim a pesquisa semanal

Uma pesquisa de intenção de votos pode desagradar muita gente. Uma pesquisa de intenção de voto semanal pode desagradar muito mais. Foi por isso que a XP Investimentos, corretora de valores, alterou a periodicidade das pesquisas que contratou ao Ipespe.

Era uma por semana até o fim das eleições. Agora, será uma por mês. Os bolsonaristas detestaram a mais recente que mostrou Lula com um índice maior de eleitores que lhe conferiram a condição de o mais honesto. E, pior: mais honesto do que Bolsonaro.

Por telefone, como sempre faz, o Ipespe ouviu mil eleitores de todas as regiões do Brasil entre 30 de maio e 1º de junho. Uma das perguntas foi sobre os atributos de cada candidato. Lula aparece como o mais honesto, derrotando Bolsonaro por 35% a 30%.

Nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, parlamentares e seguidores do presidente da República pediram punição pelo que chamaram de “pesquisa falsa” e pregaram, inclusive, que bolsonaristas fechem suas contas na XP. Aí deu ruim.

A corretora não aguentou a pressão e recuou. Mais vale dinheiro no bolso do que independência e desejo de servir ao distinto público.

 

Fonte: Metrópoles.

print