“Lua de morango” ilumina o céu durante esta semana

A lua cheia de junho, conhecida como “lua de morango”, iluminará o céu durante essa semana.

A lua aparecerá cheia desde o início da noite de domingo (12), até o fim da noite de quarta-feira (15), segundo a Nasa. Ela atingirá seu pico durante a terça-feira. A lua de morango deste ano é a primeira de duas superluas consecutivas.

Apesar de não haver uma única definição, o termo superlua geralmente se refere a uma lua cheia que aparenta ser maior e mais brilhante do que as outras, porque está mais perto da órbita da Terra.

Para o observador casual, a superlua pode parecer similar em tamanho a outras luas. No entanto, a mudança notável no brilho aumenta a visibilidade e cria uma ótima oportunidade para que as pessoas comecem a prestar atenção à Lua e suas fases, disse Noah Petro, chefe do Laboratório de Geologia, Geofísica e Geoquímica Planetárias da Nasa.

Os momentos ideais para olhar para a Lua são quando ela está nascendo ou se pondo, que são os instantes em que aparenta estar maior a olho nu, disse Jacqueline Faherty, astrofísica no Museu Americano de História Natural.

Petro recomenda que os observadores da Lua encontrem um horizonte limpo e evitem áreas com muitos edifícios altos ou vegetação densa. Ele também adverte que locais com muita luz artificial podem atrapalhar a visibilidade máxima.

print