Unidade Móvel do Hemocentro estará em Formosa neste fim de semana durante o Mutirão Governo de Goiás

Neste final de semana, nos dias 18 e 19 de junho, será realizada a 8ª edição do Mutirão Governo de Goiás na cidade de Formosa, Entorno do Distrito Federal. Durante os dois dias de evento a unidade móvel do Hemocentro estará na Avenida José Lobo, Nº 26, Jardim Califórnia, recebendo doadores de sangue e pessoas interessadas em se cadastrar para doação de medula óssea. No sábado, 18 de junho, o atendimento será das 8 às 16 horas, e no domingo, 19 de junho, das 8 às 12 horas.

Segundo a diretora-geral da Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo, Denyse Goulart, o evento em Formosa será a oportunidade de atender a comunidade daquela região que irá buscar outros serviços no mutirão e também as que não conseguem ir à Unidade de Coleta e Transfusão de Formosa durante a semana. “Temos observado que muitas pessoas vão ao mutirão para aproveitar os serviços oferecidos pelo Governo de Goiás e ao saberem da nossa unidade móvel aproveitam para fazer uma doação de sangue. Em Formosa, não será diferente, e estamos prontos para atender a todos”, disse.

Denyse lembra aos voluntários que comparecerão para doação de sangue ou cadastro de medula que o uso da máscara segue obrigatório durante todo o atendimento. “Para fazer uma doação de sangue também é preciso estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis, disponível em nosso site [hemocentro.org.br]. E quem tomou a vacina da febre amarela ou sarampo deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas”. A diretora alerta que quem tomou a vacina contra o novo coronavírus é preciso esperar 48 horas após a dose de Coronavac, e sete dias após a aplicação das demais.

Pessoas candidatas à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresentaram doença sintomática, poderão efetuar a doação dez dias após a completa recuperação. Os candidatos que apresentaram um diagnóstico positivo, mas que permaneceram sem sintomas, poderão doar após dez dias da data de coleta do exame. As pessoas que tiveram contato com um caso confirmado de covid-19 durante o período de transmissibilidade, poderão doar sangue sete dias após o último contato.

Serviço:

8º Mutirão Governo de Goiás

Local: Avenida José Lobo, Nº 26, Jardim Califórnia, Formosa – GO

Funcionamento: 18/06 – 8 às 16 horas

  19/06 – 8 às 12 horas

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Idtech

print