Endometriose afeta 8 milhões de mulheres no Brasil; entenda detalhes da doença

A cantora Anitta passou, no último dia 20, por uma cirurgia para tratamento de uma endometriose — doença que acontece quando o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo. Pelas redes sociais, ela ressaltou a importância do acesso ao diagnóstico da doença e tratamento, assim como a discussão sobre o assunto.

CNN Nosso Mundo deste sábado (30) recebe o Dr. Mauricio Simões Abrão, professor associado do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), para discutir a saúde feminina e quais os cuidados que as mulheres devem tomar ao longo da vida.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, 70% de todas as pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) são mulheres.

No Brasil, oito milhões sofrem com a endometriose. Abrão, que também é chefe do setor de endometriose do Hospital das Clínicas da USP de São Paulo, acredita que um dos caminhos para melhorar a saúde feminina é o avanço contínuo da pesquisa sobre a doença e das técnicas de cirurgia minimamente invasiva.

Para saber mais sobre o assunto, assista ao programa deste sábado (30) no canal 577 e pelo YouTube da CNN Brasil.

CNN Nosso Mundo é exibido aos sábados, a partir das 23h45.

 

Fonte: CNN Brasil.

print