Curiosidade

Descoberta japonesa pode permitir criação de bebês em laboratório até 2028

Uma nova descoberta de cientistas japoneses pode permitir a criação de bebês humanos do zero em laboratórios até 2028. Os cientistas estão próximos de produzir óvulos e espermatozoides humanos, que então se desenvolveriam em um útero artificial, em até cinco anos, aponta o jornal britânico Daily Mail.

O experimento enfrenta questões éticas. Com a nova tecnologia, mulheres de qualquer idade podem ter filhos e os pais podem querer determinar características por meio de ferramentas de edição de genes.

A equipe do professor Katsuhiko Hayashi, da Universidade de Kyushu, criou sete camundongos com dois pais biológicos masculinos. Os pesquisadores usaram células da pele dos machos para formar um óvulo viável e depois fertilizá-lo.

O processo é conhecido como gametogênese in vitro (IVG). Ele funciona a partir da retirada de células do sangue ou da pele de uma pessoa, que são reprogramadas para se tornarem células-tronco pluripotentes induzidas. Elas podem ser usadas ​​para fazer embriões e implantados no útero das mulheres.

Até o momento, os cientistas conseguiram apenas produzir óvulos e espermatozoides humanos muito básicos, mas ainda não criaram embriões.

Hayashi estimou que a ciência levaria cinco anos para produzir células semelhantes a óvulos de humanos. Posteriormente, seriam necessários mais 10 a 20 anos destinados a testes, antes que os médicos sintam que o processo é seguro para uso em clínicas.

Já o professor da Universidade de Stanford, Henry Greely, estima que os pesquisadores precisarão de mais cinco a dez anos para provar que o conceito é confiável e mais uma ou duas décadas para testes de segurança. A informação foi divulgada pelo portal Freethink.

A técnica ainda preocupa parte dos especialistas. Existe o entendimento que fechar a porta para a infertilidade pode derivar bebês projetados, eugenia e empecilhos legais que a sociedade pode não estar preparada para resolver.

Fonte: Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *