Curiosidade

Colar de ouro e dentes de megalodonte é descoberto nos destroços do Titanic

Um colar contendo o dente de um tubarão pré-histórico conhecido como megalodonte foi descoberto nos destroços do Titanic durante uma varredura digital do navio afundado.

Por mais de 100 anos, o colar ficou no fundo do oceano após o naufrágio do Titanic em 1912, de acordo com a Magellan, uma empresa de investigação em águas profundas que realizou a varredura.

As imagens da varredura mostram um colar de ouro com um dente de um megalodonte, cientificamente conhecido como Otodus megalodon, um tubarão pré-histórico que viveu há mais de 23 milhões de anos.

Os megalodontes eram mais rápidos do que qualquer tubarão vivo hoje e grandes o suficiente para comer uma orca em apenas cinco mordidas.

O colar foi descoberto por Magellan durante um projeto para produzir uma varredura digital em tamanho real do Titanic, que a empresa diz ser o maior projeto de varredura subaquática da história.

Richard Parkinson, CEO da Magellan, disse que a descoberta foi “surpreendente, bonita e de tirar o fôlego”.

“O que não é amplamente compreendido é que o Titanic está dividido em duas partes e há um campo de destroços de três milhas quadradas entre a proa e a popa”, disse Parkinson à ITV na semana passada. “A equipe mapeou o campo com tantos detalhes que pudemos identificar essas coisas.”

No início deste mês, foram divulgados detalhes sobre o projeto.

Magellan e os cineastas da Atlantic Productions disseram na época que uma equipe de cientistas usou o mapeamento do fundo do mar para criar “um ‘Gêmeo Digital’ exato do naufrágio do Titanic pela primeira vez”.

Os cientistas conseguiram “revelar detalhes da tragédia e descobrir informações fascinantes sobre o que realmente aconteceu com a tripulação e os passageiros naquela noite fatídica” de 14 de abril de 1912, disse o comunicado de imprensa no início deste mês.

O Titanic era o maior transatlântico em serviço na época, considerado quase inexpugnável. Mas atingiu um iceberg no Atlântico e mais de 1.500 pessoas morreram no naufrágio, chocando o mundo e provocando indignação pela falta de botes salva-vidas a bordo.

As varreduras do naufrágio foram realizadas no verão de 2022 por um navio especializado estacionado a 700 quilômetros da costa do Canadá, de acordo com o comunicado.

Protocolos rígidos proibiam os membros da equipe de tocar ou perturbar os destroços, o que os investigadores enfatizaram ser tratado com o “máximo respeito”.

A réplica digital final conseguiu capturar todo o naufrágio, incluindo a proa e a popa, que se separaram após o naufrágio.

Fonte: CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *