Goiás

Virada Ambiental prevê o plantio de mudas nos 246 municípios goianos

A 5ª edição da Virada Ambiental pretende plantar mudas nativas do cerrado nos 246 municípios goianos, na próxima segunda-feira (5). O lançamento do projeto será no auditório Carlos Vieira do Palácio Maguito Vilela (Assembleia Legislativa de Goiás), em Goiânia. A ação reforça a pauta pela sustentabilidade e pelo cuidado e atenção à natureza.

Presidente da Assembleia, o deputado Bruno Peixoto (União Brasil) ressaltou a importância da iniciativa. “Além de contribuir para a preservação do nosso bioma, a Virada Ambiental também faz um alerta importante sobre o cuidado com o meio ambiente, sobretudo, diante de todos os danos ambientais tão presentes nestes últimos anos.”

Segundo a presidente da Comissão do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a deputada Rosângela Rezende (Agir), o projeto visa estimular a sociedade a ter a necessidade de preservar o meio ambiente. Ela afirma que o Centro-Oeste precisa se preocupar com o cerrado e com as mais de 320 mil espécies que vivem nele.

O projeto

A Universidade Federal de Goiás (UFG) idealizou o projeto com foco em neutralizar as emissões de carbono. Por isso, nesta edição, a doação das mudas será realizada por diversas instituições, como a Saneago de Goiás, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD), a UFG, o Sistema OCB/GO e diversos outros viveiros municipais para fornecer orientações técnicas.

Embora o plantio de mudas seja a principal ação da Virada Ambiental, não é a única estratégia para promover uma consciência ambiental coletiva. O lançamento também prevê as inscrições do 4° Concurso Fotográfico Yocihar Maeda, cujo tema é “Cerrado – O berço das águas”. A proposta é registrar as belezas do Cerrado goiano.

Fonte: Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *