Goiás

Fazendeiros encontram 14 ovelhas mortas e suspeitam que onça esteja rondando região, em Valparaíso de Goiás

Fazendeiros encontraram 14 ovelhas mortas e suspeitam que uma onça tenha atacado, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Um caseiro afirmou que viu mais de um animal rondando a região um dia após o ataque.

“Foi de duas a três [onças]. Fizemos a ronda e ficamos a noite toda aqui”, contou o caseiro Carlos Alberto de Souza.

As mortes aconteceram na madrugada de terça-feira (7), no setor de chácaras Parque Marajó, por volta das 3h. Os fazendeiros relataram que o prejuízo foi de cerca de R$15 mil.

Fazendeiros encontram 14 ovelhas mortas e suspeitam que onça esteja rondando região, em Valparaíso de Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Fazendeiros encontram 14 ovelhas mortas e suspeitam que onça esteja rondando região, em Valparaíso de Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Os moradores da região relataram que temem que a situação aconteça mais vezes e cobram providências para controlar a situação.

A Secretaria de Meio Ambiente de Valparaíso de Goiás informou que encaminhou, nesta quarta-feira (7), uma equipe de resgate de animais silvestres, composta por biólogos e médicos veterinários, para realizar a perícia no local do ocorrido e tomar as medidas necessárias. De acordo com a pasta, a equipe vai avaliar o ecossistema local e o comportamento do animal (leia nota na íntegra no final do texto).

Nota da Secretaria de Meio Ambiente de Valparaíso de Goiás:

Gostaríamos de informar que a Secretaria de Meio Ambiente tomou conhecimento dos fatos, na tarde do dia 6 de junho de 2023. No referido episódio, é provável que uma onça atacou e matou 14 ovelhas, causando prejuízos consideráveis ao proprietário.

Diante da gravidade dos fatos e da necessidade de uma intervenção especializada, a Secretaria de Meio Ambiente encaminhou hoje, dia 7, nossa equipe de resgate de animais silvestres, composta por biólogos e médicos veterinários altamente admitidos, para realizar a perícia no local do ocorrido e tomar as medidas necessárias.

Dado o caráter delicado nesse caso, entendemos ser essencial realizar uma perícia minuciosa para identificar as circunstâncias do ataque e as medidas necessárias para prevenir ocorrências futuras. Através dessa investigação, esperamos obter informações precisas sobre o incidente, incluindo uma análise do comportamento da possível onça, suas possíveis motivações e avaliação do ecossistema local.

Nossa equipe de especialistas em vida selvagem está empenhada em conduzir essa avaliação de maneira criteriosa e responsável, buscando encontrar soluções adequadas para proteger tanto as espécies silvestres quanto os animais de criação nas áreas da região.

Continuaremos acompanhando de perto esse caso, mantendo todos os envolvidos informados sobre as etapas da perícia e as medidas a serem adotadas. Nosso objetivo é promover uma convivência harmoniosa entre a fauna nativa e a atividade agropecuária, garantindo a segurança de todos os envolvidos.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *