AgressãoCrimeMundoTV Lance GoiásVariedades

Brasileiro é espancado após ataque xenofóbico em Portugal

O brasileiro Saulo Jucá foi vítima de um ataque xenofóbico em uma cafeteria de Braga, no extremo norte de Portugal

Um homem espancou um brasileiro em Braga, no extremo norte de Portugal. O pernambucano Saulo Jucá é engenheiro civil, tem cidadania brasileira e trabalha como diretor de Fiscalização de Obras. Segundo o g1, a vítima teria sido questionada sobre a nacionalidade pelo agressor durante um ataque xenofóbico na cidade portuguesa no último sábado (10/6).

Saulo estava em uma cafeteria e conversava com o dono do estabelecimento quando o homem se aproximou. “Ele me agrediu, chutou a minha cara e as minhas costelas”, contou o brasileiro à reportagem.

O ataque ocorreu durante as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, feriado nacional.

O brasileiro estava do lado de fora da cafeteria conversando com a namorada por vídeo-chamada quando notou a presença do agressor, que estava visivelmente embriagado.

O pernambuco precisou ser internado e permaneceu no hospital até a manhã desse domingo (11/6). Logo após a alta, Saulo se dirigiu até uma delegacia para registrar ocorrência contra o homem. O exame de corpo de delito foi realizado nesta segunda-feira (12/6).

“Eu vou colocar um advogado para cuidar do caso. Existem imagens das câmeras do local, e o ataque foi filmado”, explica.

Saulo declarou que não é raro ouvir comentários xenofóbicos em Portugal. “A xenofobia aqui é uma coisa que, para eles, é normal, mas, para a gente, não é. Eu já tinha presenciado comentários preconceituosos e racistas, mas nunca tinha sofrido xenofobia diretamente”, lamenta o brasieliro.

Metrópoles entrou em contato com a Embaixada Brasileira em Portugal, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *