ClimaMeio AmbienteMundoVariedades

Países ricos prometem ajuda climática de US$ 100 bilhões na cúpula de Paris, diz Macron

As nações ricas prometeram um financiamento climático de US$ 100 bilhões para os países em desenvolvimento e criaram um fundo para a biodiversidade e a proteção das florestas, disse o presidente da França, Emmanuel Macron, nesta sexta-feira (23).

“Intensificamos os $ 100 bilhões para a redistribuição dos direitos especiais de saque prometidos em 2021 e parabenizo todos aqueles que finalizaram seus acordos aqui”, declarou.

“Lançamos um novo fundo para florestas e natureza conforme miramos na COP28 que se concentrará em fazer a mesma coisa, ou seja, financiar por meio de receitas que sairão de suas iniciativas de biodiversidade e conservação da natureza”, acrescentou.

Ele ainda disse que é preciso mobilizar mais financiamento privado.

Mercosul-UE
O presidente francês falava em um painel final de uma cúpula em Paris, onde cerca de 40 líderes, incluindo duas dúzias da África, o primeiro-ministro da China e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniram para dar impulso a uma nova agenda financeira global.

O objetivo da cúpula é aumentar o financiamento de crise para os estados de baixa renda e aliviar suas dívidas, reformar os sistemas financeiros do pós-guerra e liberar fundos para combater a mudança climática, obtendo um consenso de alto nível sobre como promover uma série de iniciativas que lutam nos órgãos como o G20, COP, FMI-Banco Mundial e Nações Unidas.

Fonte: CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *