MundoTV Lance Goiás

Homem acusa talco de bebê contaminado de causar câncer raro no coração

27 de Junho de 2023

Jovem de 24 anos está processando a Johnsons & Johnsons nos Estados Unidos dizendo que o uso prolongado de talco de bebê lhe deu câncer raro

Um jovem de 24 anos alega que o uso de talco de bebê foi responsável por desencadear um mesotelioma, um tipo de câncer raro que afeta o seu coração. Emory Valadez está processando a Johnson & Johnson, a fabricante do talco, e o caso está sendo julgado na Califórnia, nos Estados Unidos. Nessa segunda-feira (26/6), ele e suas testemunhas foram ouvidas pela primeira vez no tribunal.

O tumor do jovem foi diagnosticado em 2022 e vem sendo tratado desde então. Valadez afirma que o talco usado na primeira infância contém partículas de amianto, a suposta origem da doença. A empresa nega.

Mais de 38 mil processos contra a farmacêutica estão sendo movidos nos EUA com hipóteses semelhantes. A Johnson & Johnson foi impedida de pedir falência no país no início deste ano após evidências demonstrarem que o talco de bebê da empresa pode sim ter sido contaminado com amianto.

O que é o mesotelioma?

O mesotelioma é um tipo de câncer que atinge o mesotélio, uma espécie de pele protetora dos órgãos. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), 84% dos casos atingem a capa do pulmão, e acontecem especialmente com trabalhadores da construção civil que tiveram contato prolongado com o amianto. O caso de Valadez, porém, é mais raro: a parte atingida foi o coração.

O contato com amianto é o principal fator de risco para desenvolvimento do mesotelioma. É por isso que, desde 2017, o uso e a extração deste material para qualquer fim está proibido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no Brasil.

Johnson & Johnson foi impedida de pedir falência nos Estados Unidos no início deste ano após evidências demontrarem que o talco de bebê da empresa pode sim ter sido contaminado com amianto que pode causar câncer raro
Telhas de amianto foram as principais origens de contaminação deste tipo de câncer raro entre trabalhadores da construção civil

O julgamento do caso de Valadez deve ser concluído ainda nesta semana e será fundamental para embasar outros processos semelhantes. A Johnsons & Johnsons espera fazer um acordo geral que pare as ações que acusam seu produto, sejam atuais ou futuras, pagando quase 9 bilhões de dólares para um fundo para as supostas vítimas.

Fonte: g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *