BrasilCidadesCrimeTragédiaTV Lance GoiásVariedades

Polícia investiga furto de duas fontes de Césio-137 que estão desaparecidas em Minas Gerais

05 de Julho de 2023

Empresa mineradora contatou a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)

Uma empresa mineradora sediada Nazareno, Minas Gerais, contatou a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), após o desaparecimento de duas fontes seladas contendo Césio-137. A Polícia Civil (PC) já está no caso investigando o sumiço das peças.

Nesta quarta-feira (5), a Diretoria de Radioproteção e Segurança (DRS/CNEN) despachou uma equipe de licenciamento para investigar as circunstâncias do desaparecimento desses itens.

O incidente ocorreu durante a noite da última quinta-feira (29). As autoridades suspeitam de roubo do material e continuam a investigação em conjunto com técnicos da CNEN no local.

A mineradora possui licença regular emitida pela CNEN e está autorizada a operar até 2025. Em nota, a empresa diz que “lamenta profundamente qualquer preocupação que possa causar às comunidades vizinhas. Como a segurança e o bem-estar de todos os esforços possíveis para resolver a situação o mais breve possível”.

Apesar da preocupação, as fontes desaparecidas são descritas como “duplamente encapsuladas em aço inoxidável e protegidas externamente por uma camada adicional de aço inoxidável resistente a impactos”.

Além disso, essas fontes foram classificadas como Categoria 5 em termos de perigo de exposição, o que significa que representam um risco baixo (ou “não perigosas”, de acordo com a classificação da Agência Internacional de Energia Atômica).

Fonte: Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *