BrasilCidadesClimaGeralGoiásTV Lance GoiásVariedades

Goiás tem sábado seco em todas as regiões

Em Goiânia, a umidade relativa do ar é a mesma prevista na média do Estado: de 22% a 85%

07 de Julho de 2023

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) prevê um sábado (8) seco para todas as regiões do Estado. A umidade relativa do ar vai variar de 22% a 85%.

A entidade alerta: “Com tempo estável e com predomínio de sol em todas as regiões de Goiás, na parte centro sul do Estado teremos temperaturas mínimas mais baixas pela manhã. No período da tarde queda na umidade relativa do ar, onde já estamos em estado de Atenção.”

Em relação a temperatura, há pequenas alterações por região na média. Na Sul, a mínima prevista é de 17ºC e a máxima é de 34ºC, mesma variação na parte Norte do Estado.

Já no Leste, o clima oscila de 11ºC a 31ºC, enquanto na Sul, de 10ºC a 29ºC. Por fim, a temperatura na região Sudoeste pode ir de 13ºC a 30ºC e na Central, de 12ºC a 31ºC.

Goiânia

Em Goiânia, a umidade relativa do ar é a mesma prevista na média do Estado: de 22% a 85%. Já a temperatura pode ir de 15ºC a 29ºC, ou seja, quase dobrar.

André Amorim, gerente do Cimehgo, diz que essa amplitude térmica ocorre, pois o ar frio que percorre o Brasil não tem força para se manter por todo o dia. “Claro que cada dia tem uma situação. Às vezes a mínima começa um pouco mais baixa, às vezes menos. Mas a amplitude térmica tende a continuar.”

Ele reforça que a temperatura sobe e a umidade desce no período da tarde. “Nesse período, é importante evitar atividades físicas no período da tarde e também se hidratar. Outra situação que pedimos é evitar provocar queimadas”, aponta.

O que significa a porcentagem da umidade relativa do ar?

André Amorim ainda esclarece que as porcentagens indicam modalidades de preocupação e que, atualmente, a condição é de atenção. Ele detalha:

  • Umidade ideal 60%
  • Entre 31 e 40% observação
  • Entre 21 e 30% atenção
  • Entre 13 e 20% alerta
  • Abaixo de 12% emergência

Fonte: Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *