BrasilCidadesCrimeTV Lance GoiásVariedades

PF: Prefeitura de Ilhéus é suspeita de desvio de recursos contra Covid

Investigação aponta que Prefeitura de Ilhéus contratou empresa a preços superfaturados para gerir abrigo voltado para infectados com Covid

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (7/7), uma operação contra servidores da Prefeitura Municipal de Ilhéus, na Bahia. Eles são acusados de contratar uma empresa a preços superfaturados e de outras irregularidades ligadas a desvios de recursos públicos voltados para o combate à pandemia da Covid-19.

Os mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, foram cumpridos por policiais nas residências e em estabelecimentos comerciais de funcionários em três cidades baianas: Ilhéus, Olivença e Itabuna.

Durante as investigações, a polícia constatou que a gestão do município contratou, sem licitação, uma empresa sem capacidade técnica e operacional para gerir o abrigo de campanha destinado ao acolhimento de pacientes infectados com o novo coronavírus.

A empresa recebeu, à época, mais de R$ 1,2 milhão para administrar o abrigo. O contrato foi analisado pela Controladoria-Geral da União (CGU), que constatou superfaturamento de mais de 82% dos valores pagos.

Com o aprofundamento das investigações, agentes federais identificaram o envolvimento de servidores públicos municipais com o desvio dos recursos públicos do contrato.

Os investigados responderão pelos crimes de fraude à licitação, estelionato, corrupção passiva, falsidade ideológica e associação criminosa.

Operação Trapaça

A Operação Trapaça é a segunda fase da Operação Nefanda, deflagrada em 2021 para combater o crime de desvio de recursos públicos federais utilizados no enfrentamento da pandemia em 2020.

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *