CidadesGoiás

Pacata, acolhedora e segura: Terceira menor cidade do Brasil, Anhanguera teve o último parto há 20 anos

Pacata, acolhedora e segura. Essas são algumas características que os moradores de Anhanguera escolhem para definir a cidade, que é a menor de Goiás e a terceira menor do Brasil, segundo o Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a prefeitura, a última “anhanguerina” que nasceu no município completou 20 anos em 2023. O g1 encontrou a moça.

“Eu nasci em casa, não deu tempo de ir para um hospital em Catalão. Eu fui a última a nascer aqui, pelas mãos de uma parteira. Muita gente da cidade foi lá para me ver nascer”, contou Lidiane Aparecida.

Segundo o IBGE, o município, que fica no sudeste goiano a cerca de 270 km de Goiânia, tem 924 habitantes e pouco mais de 55 km². A explicação para o último parto ter acontecido há tanto tempo se deve ao fato de que a cidade não tem hospital, apenas uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Para partos, as grávidas vão a outras cidades, como Catalão.

Lidiane Aparecida, de 20 anos, é a última pessoa que nasceu em Anhanguera — Foto: Arquivo Pessoal/Lidiane Aparecida

Lidiane Aparecida, de 20 anos, é a última pessoa que nasceu em Anhanguera — Foto: Arquivo Pessoal/Lidiane Aparecida

Nascido em Anhanguera, o aposentado Osvaldo Aguiar, de 79 anos, morou em Goiânia dos 18 aos 58 anos. Com a aposentadoria, ele não pensou duas vezes e decidiu voltar ao município.

“A vida aqui é muito mais tranquila, aqui eu crio galinhas, cuido das plantas, aqui não tem crime, é um paraíso. Temos uma qualidade de vida muito boa, temos uma saúde boa, uma comunidade boa. Quem vive em goiânia nessa loucura, quando chega aqui impressiona”, contou entusiasmado.

Vista aérea de Anhanguera, em Goiás  — Foto: Divulgação/Prefeitura de Anhanguera

Vista aérea de Anhanguera, em Goiás — Foto: Divulgação/Prefeitura de Anhanguera

Ao g1, a prefeitura divulgou que o morador mais velho da cidade é um homem de 94 anos. Osvaldo conhece o homem, que é nascido e criado em Anhanguera desde antes da emancipação de Cumari, que aconteceu em 1953. Na época, inclusive, o pai de Osvaldo, Abel Gonçalves de Aguiar, era subprefeito de Anhanguera.

O que tem na cidade?

g1 levantou, junto à prefeitura, quantos estabelecimentos têm na cidade. Os dados mostram que os moradores contam com apenas uma farmácia e três supermercados, por exemplo. Confira:

Dados sobre Anhanguera

Padaria1
Casa de pesca1
Loja de materiais de construção2
Fábrica de tijolos1
Restaurantes3
Pousadas2
Bares4
Barbearias2
Salão de beleza1
Casa Lotérica1
Farmácia1
Lojas de roupas e acessórios2
Supermercados3
Escolas2
Cartório1

Fonte: Prefeitura de Anhanguera

Emprego

Conforme mostrou a TV Anhanguera, o poder público é quem emprega a maior parte da população.

“Aqui é muito bacana, as pessoas todas se conhecem. Você vai à padaria, num restaurante, todo mundo amigo de todo mundo”, disse Marcelo Paiva, prefeito da cidade.

Anhanguera, em Goiás  — Foto: Reprodução/IBGE e Prefeitura de Anhanguera

Anhanguera, em Goiás — Foto: Reprodução/IBGE e Prefeitura de Anhanguera

Turismo

Na cidade, histórias se cruzam no dia a dia dos moradores, que têm como diversão, as praças, um lago formado pelo represamento das águas do Rio Paranaíba e Pirapitinga. Além de restaurantes, bares e praças.

“A cidade é pequena, mas no final do dia e aos finais de semana a gente se reúne na praça, conversa com os amigos, joga um futebolzinho e tá pronto pra começar a rotina no outro dia”, disse Vitor Lucas de Aguiar, à repórter Alyne Braga, da TV Anhanguera.

Vista aérea de Anhanguera, em Goiás — Foto: Divulgação/Prefeitura de Anhanguera

Vista aérea de Anhanguera, em Goiás — Foto: Divulgação/Prefeitura de Anhanguera

Saúde

Segundo a prefeitura, não há hospital na cidade, mas a Unidade Básico de Saúde (UBS), conta com cardiologista, cirurgião geral, pediatra, ginecologista, dentistas, psicólogo e fisioterapeuta, por exemplo.

“Está sendo construído agora um laboratório de análise clínicas na nossa cidade, então assim vai ser bem mais fácil para o nosso povo resultados rápidos dos ali com exames clínicos”, explicou Vivianne Alves, assessora de imprensa da prefeitura.

Em casos graves e partos, por exemplo, os moradores são encaminhados para Catalão, que fica a 46 km da cidade.

Unidade Básico de Saúde (UBS) de Anhanguera, Goiás — Foto: Divulgação/Prefeitura

Unidade Básico de Saúde (UBS) de Anhanguera, Goiás — Foto: Divulgação/Prefeitura

Censo

Anhanguera só é maior que Serra da Saudade (MG), que tem 833 habitantes, e Bora (SP), com 907. De acordo com o estudo, a população do município diminuiu 9,4% desde o último Censo, em 2010, quando tinha 1.020 habitantes.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *