CidadesClima

Tempo seco causado pelo El Niño aumenta riscos de doenças respiratórias e cardiovasculares

De acordo com o Ministério da Saúde, o tempo seco e as maiores temperaturas devem se intensificar nos próximos meses. A entidade reforça que a baixa umidade, típica do período de inverno no Brasil, requer cuidados, principalmente de pessoas com alguma vulnerabilidade. Especialistas goianos alertam sobre a atenção que deve ser dada às condições climáticas características do fenômeno El Niño e sobre as atitudes que devem ser tomadas durante esse período.

Com o calor e os termômetros mais elevados que o habitual e a umidade do ar mais baixa, a incidência de problemas respiratórios aumenta consideravelmente. Segundo o Ministério da Saúde, o período requer cuidados especiais, principalmente para as pessoas que já têm ou tiveram sintomas de doenças respiratórias e relacionadas ao coração. Conforme a entidade nacional de saúde divulga, o ar seco que atinge Goiás e outras regiões do país eleva a concentração de poluentes e pode aumentar em 50% o risco cardíaco de pessoas com alguma vulnerabilidade, como comprometimento coronário. 

El Niño

De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, o tempo continua típico para esta época do ano, com manhãs e noites mais frias e calor durante a tarde. “Nos últimos três anos nós tivemos o fenômeno La Niña, que é o resfriamento das águas do Pacífico Equatorial. Ele altera a distribuição de chuvas, principalmente a distribuição de chuvas no Brasil”, afirmou. Segundo o gerente, o Rio Grande do Sul teve três anos de seca e o estado de Goiás registrou chuvas irregulares durante esse período.

Em entrevista ao jornal O Hoje, André Amorim informou que agora há o fenômeno El Niño. “O El Niño começou no dia oito de junho oficialmente e nós saímos do La Niña. Entramos em neutralidade e, diante dela, chega esse ar frio de origem polar, que traz essas manhãs mais frias para gente. Mas o El Niño vai começar a mostrar a sua cara ou as suas características a partir do mês de julho. Então julho, agosto e setembro nós já temos prognósticos que apontam que as temperaturas vão ficar mais elevadas”, explicou.

O gerente do Cimehgo orienta que, durante os próximos três meses, não haverá mais essa facilidade da entrada das massas de ar polares. “O que favorece a entrada de massa de ar polar é a neutralidade, mas o El Niño cria um bloqueio, dificultando essa entrada. Ele não impede completamente que ela possa entrar, mas dificulta a tal ponto que você não tem essa mesma entrada de massa de ar polar de agora”, ressaltou. Segundo o gerente, deve-se aumentar os cuidados em relação à saúde durante esta época do ano.

Cuidados

O coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, Márcio Augusto Teixeira, informou que, com a menor umidade, as membranas dos olhos, boca e nariz podem desidratar. “Isso propicia a ação de agentes externos, como vírus e bactérias, ou até mesmo poluentes originados por queimadas ou incêndios. Algumas das principais doenças que podem surgir nesse contexto são as inflamações das vias respiratórias, como rinite, sinusite, pneumonia e asma”, afirmou.

Segundo o professor, a preocupação é maior com as crianças e idosos. “Pela fragilidade do organismo, existe uma chance maior de complicação. Por isso, o cuidado precisa ser redobrado e, ao sinal de mal-estar ou falta de ar, deve-se buscar atendimento profissional na unidade de saúde próxima a sua residência”, destacou. O docente recomendou evitar locais com aglomeração de pessoas e deixar os ambientes sempre limpos e arejados.

“O uso de umidificadores de ar é benéfico, mas deve ser por apenas curtos períodos, para que não haja proliferação de mofo no ambiente e lembrar de sempre manter a higiene do equipamento”, ressaltou. O especialista também frisou que, em dias muito quentes, é importante beber uma quantidade maior de água. “Aumente a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco”, afirmou. O docente também recomenda usar roupas leves e manter uma alimentação equilibrada e rica em frutas e verduras. 

“Aumentar a ingestão de líquidos é essencial, e outra recomendação consiste em higienizar as narinas com soro fisiológico e manter a pele hidratada utilizando cremes, a fim de prevenir dermatites. Soro fisiológico ajuda na hidratação das vias áreas. Pingue algumas gotas no nariz para melhorar sua respiração, já em caso de ressecamento dos olhos você pode pingar gotas para hidratação. A pele e os lábios também podem sofrer com a baixa umidade e a recomendação é o uso de hidratantes”, orienta Márcio Augusto Teixeira.

Recomendações

O coordenador médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Flamboyant, Luiz Gaspar, esclareceu que é preciso se hidratar mais do que o normal. “Tomar bastante água, mais de dois litros por dia, e manter as narinas sempre hidratadas”, destacou. O especialista também recomendou comer alimentos ricos em água. “Como melancia, abacaxi, pepino, tomate, alface e repolho; e sucos. O ideal é evitar alimentos gordurosos, com muitos condimentos, e frituras”, explicou.

O profissional da saúde informou que os principais problemas de saúde causados pelo calor forte e tempo seco são desidratação, infecção das vias aéreas, diarreia e vômito. “Quem costuma sofrer mais com os efeitos do calor são as crianças menores de dois anos e os idosos, pessoas maiores de 60 anos, que não têm senso adequado de sede, aquela sensação de que é hora de tomar água. Esse público é mais suscetível à desidratação”, ressaltou Luiz Gaspar.

Segundo o médico, a população deve evitar esforços físicos entre 10h e 16h, quando as temperaturas estão mais altas. “O ideal é só praticar exercícios ao ar livre antes das 8h e depois das 19h. Outra dica é não correr e se exercitar próximo aos carros, pois os níveis de poluentes são muito mais altos nos corredores de tráfego, do que no meio das árvores de um parque”, enfatizou. Caso não dê para fugir da exposição ao sol, o especialista também oferece outras recomendações.

“Neste caso, use filtro solar; chapéu, boné ou similares; e roupas de tecidos leves, com cores neutras, que absorvem menos calor. Camisetas de manga longa são muito bem-vindas”, orientou. Por fim, o médico indicou que para melhorar a qualidade do ar dentro de casa é importante usar o aparelho umidificador de ar, ou ar-condicionado, caso tenha. Outras alternativas sugeridas por ele são espalhar pela casa toalhas úmidas ou bacias com água.

Fonte: O Hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *